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Quer entender melhor como funciona a visão estratégica da importante indústria de construção naval aqui no Brasil? Acompanhe esse post no blog da Serfer e compreenda melhor a história sobre a construção naval brasileira e como ela está posicionada atualmente.
História
No Brasil, a indústria de construção naval começa nos tempos coloniais, no tempo em que os portugueses transformaram a “marinha medieval” em uma ciência que permitia a navegabilidade marítima com alta segurança. A localização e posição geográfica que o Brasil está em relação à rota da Índia e a grande disponibilidade de madeiras de alta qualidade, permitiram que a instalação e funcionamento de estaleiros para reparação e construção naval, acontecessem e virassem realidade.
Instalação do parque industrial
O que conhecemos hoje como a construção naval e o parque industrial moderno, teve início na gestão presidencial de Juscelino Kubistchek, que criou o famoso “Plano de Metas”, este plano englobava além da parte naval, toda a implementação da indústria automobilística, através do plano, o presidente JK construiu uma vasta malha rodoviária e estabeleceu a indústria da construção brasileira.
A indústria naval e a logística do petróleo
A lei petrolífera (Lei 9.478/97, de 06 de agosto de 1997) permitiu uma vasta abertura de mercado de exploração e refino do hidrocarboneto para novos operadores além da estatal Petrobras, incentivando e aumentando a expansão da exploração off-shore, algo muito normal em países abundantes na base e produção petrolífera. A Petrobras liderou o mercado de contratação dos serviços de embarcações de apoio marítimo (principalmente PSV, AHTS e LH) no início dos anos 2000 através de licitações públicas, como resultado da articulação política feita pela Associação Brasileira de Empresas de Apoio Marítimo (ABEAM) e estaleiros, a Petrobras passou a exigir que os navios de apoio marítimo fossem de bandeira brasileira, em um mercado em que 70% de embarcações, possuíam a bandeira de outros países já acostumados com essa prática global.
A visão estratégica na construção e reparação naval
A realidade dos negócios tem criado ações e termos novos para nomear fatores e técnicas antigas, porém, atualizados com os aspectos modernos e inovadores. Conheça os principais avanços e motivos de se investir em uma construção e manutenção naval no Brasil, atualmente:
– Processos de alta produtividade;
– Infraestrutura no Brasil para incentivar a competitividade internacional;
– Estudos avançados sobre a parte fiscal e tributária do segmento;
– Aplicação da modelagem digital, com as metas de aumento da produtividade;
– Criação de novos equipamentos navais;
– Análise de alternativas energéticas para a propulsão dos navios, sempre pensando na sustentabilidade;
– Estudos mercadológicos e comerciais que permitem que os grandes empreendimentos navais possam representar atividades multisserviços.
A Serfer Aços está diretamente ligada a construção naval brasileira, pois serve como base para a produção de aços que alimentam e incorporam a indústria e comercialização metalúrgica de nosso país.
A Serfer Aços espera que todos possam ter entendido e aprendido um pouco mais sobre a visão estratégica da indústria de construção naval no Brasil. Conhece alguém que pode se interessar por esse assunto? Compartilhe com seus amigos e aguardamos vocês no próximo post no blog da Serfer.