6 dicas de proteção no ambiente naval - Serfer Aços

Blog

Dicas

6 dicas de proteção no ambiente naval

Estaleiros e fábricas de embarcações, como todos os outros setores de trabalho, apresenta alguns perigos para os colaboradores. Por isso, é importante trabalhar para garantir a proteção no ambiente naval.

Mais do que cautela, existem regências que devem ser cumpridas para ter segurança, como é o caso da NR 34, que prevê uma série de requisitos a sempre cumpridos pelos funcionários de todos os níveis de operação.

Foi pensando nisso que escrevemos esse texto, que aborda dicas de proteção no ambiente naval para trabalhadores desse segmento. Se você está curioso, continue lendo e saiba as principais informações sobre esse tema.

Vamos começar explicando o que diz a NR-34 e, logo em seguida, vamos expor as dicas de proteção no ambiente naval que podem ser aplicadas a partir de hoje na sua empresa. Continue lendo:

O que é NR 34?

De acordo com o site do Governo Federal, a Norma Regulamentadora No. 34 (NR-34) classifica quais são as atividades da indústria diretamente ligadas a construção e reparação de produtos navais.

Em outras palavras, quais são as atividades feitas em um espaço dedicado exclusivamente a manutenção, transformação, desmonte, construção e fins nas próprias embarcações, tais como navios, lanchas, plataformas, etc.

Criada em 2011, a norma garante a capacitação dos trabalhadores para que suas designações sejam realizadas devidamente. Com isso, ele também aprende sobre os riscos de sua função e condições do local de trabalho.

Ainda, é ensinado o que são e quais as necessidades do uso de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), indispensáveis para proteção no ambiente naval.

Como garantir a proteção no ambiente naval?

Separamos seis dicas importantes para ajudar a sua empresa a manter a proteção no ambiente naval. São conselhos práticos e descomplicados de serem instaurados no espaço de trabalho. Confira:

Sinalização do espaço

Uma prática importante para garantir a proteção no ambiente naval é sempre demarcar as áreas ocupadas pelos profissionais. É preciso sinalizar e isolar os equipamentos, ferramentas e a atividade realizada no local.

Alocação correta das máquinas

Máquinas, como o hidrojato, devem ser colocadas em lugar seguro e firme. Além disso, deve ser realizada manutenções periódicas para eliminar qualquer vazamento, falha, peças quebradas, entre outros problemas.

Revezamento de funcionários

Bem-estar dos funcionários também é um assunto de proteção no ambiente naval. Busque revezar os trabalhadores entre máquinas, para que nenhum profissional fique muito cansado.

Lembre-se de considerar a saúde, capacidade e preparo de cada profissional para que esse método de proteção funcione.

Cuidado com mangueiras e conexões

O piso de uma fábrica naval costuma ter fios, tubulações, conexões, malhas de aço e outros materiais que devem estar bem fixados. Por isso, a sinalização ajuda com a proteção no ambiente naval

Todavia, desde a instalação é preciso prestar atenção aos detalhes, caso contrário, acidentes podem acontecer.

Atenção às arestas de proteção

Fique atento nas dobras, torções e na colocação de mangueiras sobre arestas sem proteção. Podem parecer questões simples, porém, se não forem bem observados, comprometem a proteção no ambiente naval.

Observar as orientações dos fabricantes

Cada equipamento receber um manual de instruções para que seja operado da maneira certa e atingir o máximo da sua capacidade operacional. Logo, seguir as orientações corretas faz parte da proteção no ambiente naval.

Portanto, além do treinamento padrão dos colaboradores da empresa, eles também devem receber os manuais dos equipamentos com todas as recomendações dos fabricantes, independente do maquinário.

Seguindo todas as orientações presentes nesta postagem, será muito fácil garantir a segurança da sua equipe, a longevidade dos seus equipamentos e a máxima qualidade dos produtos navais que são confeccionados.

Se você gostou desse post, confira outros no nosso blog. Também, nos siga nas redes sociais: Facebook e Instagram.