Curiosidades
Com do novo ano, novas previsões para o setor de construção civil e naval surgem para orientar os trabalhadores e empresários do mercado. E depois de meses após o início de 2022, já está na hora de olhar o que os relatórios liberados recentemente dizem.
Nesta publicação, compilamos as principais observações feitas por especialistas do mundo todo sobre o setor da construção civil e naval. Mesmo sendo uma abordagem geral, as predições ainda costumam ser bastante relevantes para o mercado brasileiro também.
Então, se você está curioso para saber as próximas tendências para os setores de imóveis e embarcações, e controlar suas expectativas, continue lendo:
É necessário ter em mente que 2022 ainda sofre com as sequelas da pandemia. Ou seja, parte da população ainda está se adaptando à rotina que possuíam antes de 2019 e a outra parte ao trabalho hibrido.
A mudança de rotina também afeta o setor da construção civil e naval, que nesta segunda metade do ano adquiriu perspectivas diferentes. Seja você líder ou colaborador, qualquer mínima mudança é relevante para se preparar para o futuro de ambos os mercados.
E para te ajudar, vamos explicar melhor as movimentações mais recentes na construção civil e naval, porém em dois subtópicos para melhor entendimento.
Como dito antes, o surto de COVID-19 impactou fortemente a indústria da construção naval brasileira, sendo a cadeia de suprimentos uma das principais afetadas. O resultado disso foi a quadra nas taxas de números e as constantes interrupções na produção.
As novas expectativas dizem que o mercado da construção naval deve crescer entre 2022 e 2027 graças ao retorno do comércio marítimo e do crescimento econômico do país.
Outros detalhes devem auxiliar nessa incrível recuperação do mercado marítimo, como as novas demandas por navios e serviços de transporte mais modernos e ecologicamente conscientes, e o aparecimento de novas tecnologias.
É importante observar que o setor da construção naval se desenvolver a passos curtos principalmente por causa dos desafios que enfrenta. Porém, as empresas e especialistas da área estão sempre focados no crescimento, seja no Brasil ou em outros países.
Agora vamos focar um pouco no setor da construção civil, que também possui uma visão positiva para o restante deste ano.
Diversos órgãos nacionais, como a SindusCon, apontam em suas pesquisas uma evolução no atual status da construção civil brasileira. De acordo com eles as dificuldades não conseguirão barrar o avanço do mercado.
Questões como custo dos reajustes salariais, dos materiais e a escassez de mão de obra qualificada, continuaram com destaque pare serem estudadas e solucionadas. Todavia, há indícios de estabilidade, principalmente para a realização de contratos.
Em relação aos empregos no setor da construção civil, o aumento será constante, mas o que se destaca nos relatórios é a volta da compra de imóveis, seja para benefício próprio ou para ativos seguros de investidores.
Além disso, um representante da SindusCon-SP alertou que “as expectativas também incluem o reforço por conta das concessões em infraestrutura em diversos Estados, devido ao ano eleitoral”.
Sobre o Produto Interno Bruto, é visível um crescimento de 2% em 2022, chegando a superar o número do PIB nacional. Isso porque o país ainda está corrigindo questões econômicas, como renda, elevação de juros, redução do ritmo de atividade, etc.
O setor de construção civil e naval, juntos, apresentam um futuro promissor. O importante é que o trabalho dos profissionais e empresas continuem constante, encontrando soluções para os problemas e acompanhando o ritmo mundial.
A busca por novas parcerias também deve favorecer o setor de construção civil e naval, principalmente para a aquisição de recursos e matéria-prima. Se você faz parte de algum desses dois mercados, a hora de aprimorar sua empresa é agora.
Gostou da nossa publicação? Leia mais a respeito do setor de construção civil e naval no blog.