O papel da serralheria na construção civil - Serfer Aços

Blog

Indústria

O papel da serralheria na construção civil

Algumas funções são estratégicas para outras. A serralheria, por exemplo, é muito utilizada para a construção civil.

Isso se dá por que ferro e aço são as principais matérias-primas de um dos segmentos com maior força de mercado no país, como a construção civil. A sua importância é atribuída principalmente às características e tipos de materiais, tais como: grande versatilidade de aplicação, flexibilidade e resistência.

A serralheria trabalha como auxiliar para engenheiros, na hora de executar projetos da área de construção civil.

Como a construção civil executava projetos antes da serralheria?

É difícil dizer, por que antes da serralheria, o serviço de ferreiro já existia. Mas as construções possuíam outras tecnologias para manter-se em pé.

As vigas, barras e outras tecnologias em metais vieram para fortalecer e trazer mais segurança. As construções passaram a ser mais altas e mais elaboradas. Além disso, foi possível que máquinas fossem construídas para facilitar transformação da matéria-prima em um material completamente preparado para suportar grandes pesos sem ceder.

Vantagens da migração para o uso de metais

  • – Liberdade de projeto
  • – Maior área útil
  • – Flexibilidade
  • – Compatibilidade com outros materiais
  • – Menor prazo de execução
  • – Garantia de qualidade
  • – Antecipação do ganho
  • – Canteiro de obras mais organizado
  • – Reciclabilidade
  • – Maior precisão

A necessidade da serralheria

Estes profissionais são responsáveis, em muitos casos, por dar a palavra final sobre as melhores aplicações de um material ou matéria-prima, ou sobre executar o processo, seja na parte de maquinário, ou modelos mais seguros.

Os serralheiros são especialistas em cuidados com ferragens. Desde o preparo dos materiais, como por exemplo, a utilização de tanques para galvanoplastia, até o acabamento de um material, para que ele resista as intempéries do tempo. Um serralheiro pode se especializar em certos cuidados como características do zinco, cromo, anodização e até mesmo tratar materiais que possuem brilho e cor de prata e ouro.

Engana-se quem acha que serralheiro só trabalha com aço e ferro. Existem muitos outros metais que as serralherias podem trabalhar, dependendo da sua especialização com a matéria-prima. Com a especialização, o serralheiro pode possuir conhecimento com ligas entre metais para torná-los mais fortes ou mais moldáveis e assim, realizar trabalhos até mais refinados e artísticos.

Para que estruturas metálicas permaneçam resistentes, é importante que a serralheria saiba preparar uma solda com qualidade específica para o material escolhido e que perdure enquanto o material estiver sendo utilizado, respeitando prazos de manutenções preventivas.

Não perca nenhum conteúdo do nosso blog! A Serfer trabalha com qualidade e compromisso para atender o projeto da sua empresa. Entre em contato conosco e obtenha seu orçamento!