O Aço na Arquitetura - Serfer Aços

Blog

Curiosidades

O Aço na Arquitetura

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), em 1990 a indústria da construção consumiu 28,4% da produção total de aço no Brasil; em 2000, esse índice aumentou para 31,2%. E segundo dados da Abcem-Associação Brasileira da Construção Metálica, cerca de 5% dos quase 140 milhões de m2 construídos no país em 2000 têm estrutura metálica

Por que o Aço é tão importante na Arquitetura?

Grandes obras como o Centro Georges Pompidou ou La Tour Eiffel, em Paris, a Estação Oriente, em Lisboa, evidenciam a riqueza de soluções e as qualidades estéticas inerentes ao uso de estruturas metálicas em ferro e aço. Porém, a questão técnica, em alguns casos prevalece sobre a questão estética na hora da escolha do sistema estrutural.

Centro Georges Pompidou em Paris

No projeto de revitalização do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, o aço foi escolhido como solução para a nova estrutura de cobertura do estádio, devido à sua leveza, precisão, adaptabilidade e praticidade. As 65 treliças metálicas foram montadas fora do canteiro de obra e, posteriormente, transportadas para a obra, resultando numa execução mais limpa e ágil, portanto, em redução dos custos. Neste projeto, a estrutura metálica é combinada com membranas de PTFE, material sintético, que cobrem o espaço.

Estádio Beira-Rio

O custo-benefício é um fator determinante na escolha do sistema construtivo. Quando previsto no projeto arquitetônico, o emprego de estruturas metálicas em aço acarreta uma economia de até 30% nos custos das fundações, devido ao seu peso reduzido, e ainda viabiliza o uso de solos com baixa capacidade de carga, e acarreta uma redução de até 40% do tempo de execução das obras.

 Isto torna o aço uma solução construtiva cada vez mais atraente. Além disto, o avanço tecnológico do aço tem permitido sua versatilidade tanto estrutural quanto estética em obras residenciais.

Gostou do nosso conteúdo? Continue lendo mais artigos em nosso blog!