Indústria
A Marinha do Brasil assinou no dia 5 de março de 2020, um contrato com o consórcio Águas Azuis, para início da construção de quatro novos navios militares.
O projeto será executado no estaleiro Oceana, localizado em Itajaí – SC, e promete gerar uma grande movimentação de serviços no estado catarinense. O fechamento desse contrato representa a retomada da indústria de construções navais no estado.
Na cerimônia de assinatura, realizada no Arsenal da Marinha que fica na ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, foi confirmado um upgrade do modelo escolhido para ser entregue é uma categoria acima das corvetas licitadas: o modelo de fragatas foi escolhido para fortalecer o Arsenal. O projeto somará, então. R$ 9,1 bilhões com tecnologia de ponta e reforço no armamento pesado.
O prefeito de Itajaí, Volnei Mratsoni (MDB), fez parte deste evento assinando como testemunha do acordo. A cidade foi “premiada” com essa escolha, pois a expectativa é que a construção das fragatas gere, no auge de sua produção, até 2 mil empregos diretos para a cidade de Itajaí e 8 mil vagas indiretas de trabalho nos arredores da cidade e empresas de distribuição das matérias-primas. Isso reaquece o mercado de trabalho que, nos últimos anos, foi afetado pela crise do petróleo que desestabilizou a economia do país em diversos setores.
Com 107 metros e comprimento, as fragatas terão alta tecnologia embarcada. São navios de guerra, equipados com lançadores de mísseis de diferentes proporções e recursos stealth, que tornam as embarcações “invisíveis” aos radares.
Cada fragata levará uma tripulação de até 136 militares e um helicóptero. A artilharia inclui mísseis antiaéreos Sea Ceptor, com 25 km de alcance, e mísseis antinavio de dois tipos – Exocet, europeus, e Mansup, nacionais. O alcance varia entre 70 e 180 quilômetros, com ogivas de 180 quilos de explosivos de alto rendimento. As informações são do jornal Estadão.
As embarcações também terão canhões, torpedos e metralhadoras calibre .50 a bordo.
O consórcio Águas Azuis é formado por empresas brasileiras e alemãs – Thyssenkrupp Marine System, Atech e Embraer Defesa e Segurança. O projeto prevê transferência de tecnologia, o que também deve credenciar Santa Catarina para projetos futuros.
A previsão do início das obras é para 2021 e a expectativa da primeira entrega de embarcação seja em 2024.
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