Indústria
A indústria naval é um segmento que se desenvolveu enormemente no Brasil. Ela é responsável por fabricar embarcações e transportes aquáticos de diferentes portes e características, como navios, barcos, lanchas, até submarinos, entre muitos outros. Além disso, a indústria naval brasileira também gera empregos e movimenta a economia.
Mas, ela não fez tudo isso sozinha. Dentre os diversos fatores que ajudou no desenvolvimento da indústria naval brasileira está uma liga metálica muito popular, o aço. Graças a ele, o setor se expandiu e conseguiu, também, apresentar projetos e produtos ainda melhores, aumentando e atendendo todas as novas demandas.
Neste post falaremos a respeito da relação indispensável que existe entre a indústria naval brasileiro e o crescimento dela através do uso do aço. Continue a leitura para saber mais.
A indústria naval brasileira existe desde as colonias, assim que os portugueses chegaram no país e começaram a construir os primeiros estaleiros para a reparação dos navios enviados pela coroa. Porém, além dos reparos, em pouco tempo a construção também se tornou um viés e foi quando surgiram as primeiras embarcações do Brasil.
Com a evolução da sociedade, o segmento também avançou, adotando novas técnicas, equipamentos para a construção e mão de obra especializada. A principal diferença foi a adoção de uma liga metálica que conferiu mais resistência e segurança para os veículos aquáticos: o aço.
Um pouco mais a frente, na história, aconteceu a primeira expansão da indústria naval brasileira durante a Guerra do Paraguai, onde surgiu a necessidade de produzir embarcações adaptadas para rios. Com o final da guerra, o mercado não estacionou, pelo contrário, continuou em uma constante.
O período em que Juscelino Kubitschek governou o país, o segmento enfrentou uma melhora. Em 1979, mais de 40 mil pessoas eram empregadas pela indústria naval brasileira e continuou mostrando ganhos positivos anos os anos 200. Então, em 2004 a 2014, o setor expandiu-se em quase 20% ao ano, segundo dados da Ipea.
Outro momento de destaque, onde o aço foi essencial para auxiliar a indústria naval brasileira, foi na exploração do pré-sal. O segmento se tornou responsável pela construção de embarcações e encomendas de sondas e plataformas para a extração do petróleo no mar.
Com diversas obras sendo construídas ao longo da história, os fabricantes de aço se tornaram extremamente requisitados. Afinal, para os projetos de embarcações saírem do papel, a indústria naval brasileira precisa de uma parceria constante com o setor siderúrgico do Brasil para receber os materiais essenciais, aço e também outros metais.
Normalmente o aço usado na construção naval é inox, porque ele ajuda as embarcações a sobreviverem aos efeitos corrosivos da água do mar e do meio ambiente. Ainda, o material também suporta altas temperaturas, completando o grupo de características fundamentais que uma embarcação precisa ter antes ser exposta ao alto mar.
Toda a cadeia da indústria naval brasileira é afetada pela produção de aço. Além de belos e funcionais locomotores aquáticos, o material também ajuda no crescimento do país, injetando bilhões na economia e ajudando na geração de empregos.
Não é à toa que, segundo fontes do setor, a indústria naval brasileira possui, hoje, a quinta maior carteira de encomendas do mundo, com recursos para a construção de até 17 estaleiros locais. É uma oportunidade de expansão ainda mais incrível, e que mostra que o futuro do setor é bastante promissor.
Gostou desse conteúdo? Leia outras notícias, dicas, informações e tudo mais a respeito do setor do aço e do ferro no nosso blog.
Acompanhe mais atualizações da Serfer nas nossas redes sociais: Facebook | Instagram.