Notícias
Anteriormente, publicamos aqui no blog uma lista com quatro grandes projetos da engenharia que só puderam ser realizados com a ajuda do aço, entre esses nomes foram citados o MASP, em São Paulo, e o CENPES, no Rio de Janeiro.
Hoje, trazemos novas construções impressionantes de países diferentes. Eles são novas provas de que os trabalhos realizados por arquitetos, pedreiros, técnicos de edificação, entre outros especialistas da construção civil, só puderam ganhar vida graças a manipulação desse metal tão valioso.
A seguir, confira novas construções icônicas que utilizaram o aço com elemento principal:
Viaduto de Millau, França
Grandiosa e elegante, é considerada a mais alta ponte rodoviária do mundo, com 343 metros de altura. Sua estrutura é toda suportada por cabos, que juntos somam cerca de 36 mil toneladas.
O mais surpreendente é que esse número não é considerado tão grande para as proporções do projeto. Isso acontece porque boa parte da estrutura foi construída com aço, que é leve, resistente a variações de temperatura e degradações do tempo. A construção principal da ponte foi realizada em solo e depois elevada com uma torre via sistema hidráulico.
Biosfera de Montreal, Canadá
A Biosfera é um museu dedicado ao meio ambiente, mas foi construída para comportar parte da Feira Mundial de 1967. Vamos falar mais precisamente da sua cúpula geodésica, que envolve todo o espaço como um grande domo de aço e acrílico.
Essa estrutura consiste de tubos de aço que medem três polegadas, soldados nas articulações e afinando-se na medida em que vão em direção ao topo da estrutura, com o objetivo de otimizar a distribuição das forças através do sistema.
Atomium, Bélgica
A estrutura, em formato de átomo, com 102 metros de altura, é considerada um símbolo da capital belga, Bruxelas. O lugar inteiro é um grande museu, cada esfera é uma sala, e você anda entre elas através dos tubos que as conectam.
Feito com aço, o Atomium representa o átomo elementar de ferro, ampliado em 165 milhões de vezes, com tubos que ligam as nove partes, formando oito vértices.
Ponte Golden Gate, Estados Unidos da América
Localizada no estado da Califórnia, a ponte liga a São Francisco a Sausalito, sobre o estreito de Golden Gate. Ela é o principal cartão postal da cidade, uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos e, também, é considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
Foram utilizados cerca de 180km de cabo de aço para construí-la, com cerca de 600 mil rebites em cada uma das torres. Uma coisa muito interessante é que a tinta carmesim que foi utilizada para pintar a ponte é para evitar o enferrujamento.
Viu só, como o aço foi extremamente útil e requisitado na construção de obras exuberantes e icônicas, que resistiram há longas décadas sem sofrer grandes problemas? Por isso, esse deve ser um material presente na sua construção!
Trabalhando com o setor metalúrgico desde 1976, a Serfer tem como missão entregar um serviço de qualidade e satisfazer os nossos clientes. Entre em contato e saiba mais!