Evitando ferrugem nos metais - Serfer Aços

Blog

Serfer

Evitando ferrugem nos metais

Quer saber como evitar o surgimento de ferrugem e como fazer a manutenção correta em materiais metálicos? A Serfer elaborou um post especial para explicar a ferrugem nos metais, entendendo também os processos de oxidação e corrosão, etapas prévias da ferrugem nos metais. Confira o conteúdo a seguir.

Como acontece a oxidação?

A oxidação é o começo do processo de degradação metálica e deve ser tratada logo que percebida, para não iniciar à corrosão ou até mesmo a ferrugem. A oxidação nos metais começa quando a superfície está desprotegida, por exemplo, sem pintura, ou danificada por riscos e impactos, entrando em contato direto com o ar, vapor d’água ou água. 

O que é a Corrosão?

A corrosão nos metais começa logo após a oxidação. O material começa a mudar de cor e surgem pontos, manchas e depósitos por toda a superfície. Em estruturas pintadas, com a camada protetora danificada devido a impactos, o problema pode se espalhar sob a tinta, e o revestimento fica estufado, trincado, podendo até mesmo rachar.

Após perceber a corrosão, deve-se evitar o alastramento por meio da remoção da parte atingida, através de lixamento e jateamento ou com o uso de produtos químicos.

Como evitar a Ferrugem?

Quando os metais já se encontram oxidados e corroídos, eles começam a gerar o hidróxido de ferro, uma camada avermelhada conhecida como ferrugem. A ferrugem compromete a resistência do metal e, dependendo de sua magnitude, inviabiliza a recuperação, sendo melhor substituir o metal. Portanto, é importante sempre verificar através de vistorias preventivas recorrentes para não perder materiais metálicos, gerando custo e tempo de substituição. É claramente possível resolver o problema quando a ferrugem ainda se concentra em partes mais superficiais das peças. 

A tinta esmalte é usada para prevenir a oxidação, as superfícies precisam ser pintadas com tinta especial para metal e logo após deve ser aplicado o esmalte. A segunda camada pode ser feita com tintas de galvanização a frio, zinco ou estanho.

Se a superfície já estiver em processo avançado de corrosão, deve-se remover toda a ferrugem antes de pintar ou ela poderá se alastrar e causar um estrago maior. Se a camada de ferrugem for fina, é possível removê-la com a ajuda de uma lixa ou palha de aço. Se a quantidade de ferrugem for maior, deve-se utilizar escova de arame ou lixa elétrica, nesse caso, é obrigatório o uso de óculos de proteção.

Vale a pena remover ferrugem com produtos químicos?

A remoção da ferrugem com o uso de produtos químicos proporciona muitas vantagens para os materiais metálicos já enferrujados. Existem produtos químicos que dão conta de remover a ferrugem na metade do tempo em comparação com outros decapantes químicos, não necessitando tanto esforço físico como em métodos manuais mais trabalhosos de remoção, como o lixamento e o jateamento, reduzindo custos e tempo de serviço.

Chega ao fim mais um post no Blog da Serfer, esperamos que essa publicação tenha sido importante para os leitores e que todos possam ter compreendido melhor como evitar que apareça ferrugem nos materiais metálicos.

Compartilhe com seus amigos esse conteúdo, aguardamos a leitura de vocês no próximo post!