Indústria
Se você já viu algumas embarcações marítimas pela costa à fora, já deve ter se perguntado de onde elas vêm. Vamos contar para você como é, como funciona e a importância de um estaleiro!
Os locais de construção de embarcações, desenvolvimento de reparos e o “estacionamento do mar” é conhecido como estaleiro naval. Os estaleiros abrigam embarcações de todos os segmentos: seja militar, transporte de cargas, lazer, pesca ou patrulhamento. Além de abrigo, funciona como uma oficina para garantir que os barcos estejam sempre com as manutenções em dia, preservando também o mar de vazamentos, poluições e naufrágios.
O primeiro estaleiro a ser construído no Brasil, foi construído por ordem do Barão de Mauá em 1846 e teve o primeiro navio construído em 1850. Até 1961 (111 anos depois), 72 navios já haviam sido construídos no total, sendo 36 destinados a área militar e 36 destinados a área civil.
Após a criação do Fundo da Marinha Mercante (FMM), em 1972 o Brasil já era o segundo maior parque industrial de navios mercantes, perdendo apenas para o Japão. Até hoje nossos estaleiros dependem massivamente da demanda nacional e dependem do FMM, estipulando um tributo específico chamado de “Adicional de Frete da Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), que é cobrado sobre os fretes em águas nacionais.
As estruturas externas de uma embarcação como um navio, por exemplo, são desenhadas e projetadas para trazer a melhor dinâmica ao projeto. Quando a produção se inicia, a caldeiraria do estaleiro funciona a toda potência, para cortar as chapas de aços conforme a demanda do projeto. As chapas são ligadas a perfis de aço, formando o “esqueleto” que dará resistência e sustentação para o navio, que dependerá da estrutura para carregar grandes cargas e percorrer longos caminhos.
Cada bloco de chapas e perfis possui ente 50 e 300 toneladas e varia da necessidade de cada projeto. Se torna, então, um gigante processo de agrupamentos e montagens para garantir que cada parte esteja no seu devido lugar. Alguns navios cargueiros chegam a possuir 300 metros de comprimento, por isso a necessidade de se montar um navio mais próximo do mar, para facilitar o deslocamento da embarcação até a água.
Por se tratar de aço, a água do mar que é extremamente salgada pode corroer o material externo. Por isso antes de passar para água, o casco passa por um jateamento com bolinhas de aço para uniformizar a superfície e prepará-la para receber uma pintura anticorrosiva.
A Super Interessante criou uma matéria para mostrar como se constrói um navio: Um passo-a-passo de peso para você entender como sai do aço ao mar.
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