Curiosidades
Produtividade em obras de construção está relacionada a maneira como são utilizados os recursos disponíveis para a equipe, o que envolve matéria-prima e maquinário. Porém, não é apenas o usar desses materiais, também está ligado à produtividade as estratégias desenvolvidas que permitem usufruir da melhor forma dos equipamentos, insumos, transportes, técnicas e mão de obra.
Ótimas maneiras de mensurar a produtividade da sua obra é observando a quantidade de horas que são necessárias para executar uma atividade e as condições em que essa mesma atividade é realizada. Todavia, responsabilidade também deve estar presente e conta como bom indicie de produtividade, apontando a qualidade do projeto geral.
Por exemplo, ignorar a destinação do entulho do seu canteiro por oferecer mais horas para focar em outras partes de construção. Mas, a empresa responsável vai estar ignorando os impactos ambientais da atividade e não necessariamente melhorando a qualidade e produtividade dos projetos de construção civil. Assim, é possível observar que essa é uma questão mais ampla do que se pode imaginar.
De modo resumido, pode-se dizer que uma boa produtividade em uma obra urbana significa equilíbrio geral do resultado.
Você não sabe dizer se a sua empresa possui uma boa produtividade? No momento, está querendo definir um novo e melhor índice para trabalhar com excelência e alcançar bem mais que bons resultados? A primeira coisa a ser feita é saber o que analisar.
Em um artigo publicado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), é apontado seis fatores que influenciam fortemente na produtividade de uma empresa ou obra de construção. Você pode usar esses fatores, principalmente, para medir o seu desempenho e o da sua equipe. Confira quais são ele e o que eles significam abaixo:
Contar com uma equipe com experiência no setor ou que foram previamente capacitados e até mesmo que recebem um bom salário desperta o engajamento deles na obra e cria vínculos que resultam em maior produtividade;
Quando o trabalho precisar ser refeito, custeando mais tempo para atingir os prazos estabelecidos previamente. O certo para ter uma ótima produtividade é evitar essa situação.
Contar com insumos de primeira linha proporcionam menos retrabalho e maior controle sobre o extorque. Logo, também há continuidade no fluxo e resultados dentro ou acima das expectativas.
Com uma organização bem pensada e valorizando a logística e dinâmica de trabalho, os trabalhadores, máquinas e matérias circulam com facilidade e variados contratempos podem ser evitados.
Segurança deve vir sempre em primeiro lugar, afinal, é uma questão de saúde e vida dos colaboradores da obra. Quando um acidente acontece, o custo humano é exorbitante e envolve muito além dos prejuízos financeiros, impacto no ritmo de construção e prazos.
Com um plano detalhado e objetivo para execução da sua obra, é muito mais simples evitar complicações – como a falta de recursos, desperdícios de materiais, atrasos, erros e retrabalho – e atingir os objetivos.
Levando em consideração esses fatores apresentados, fica fácil estipular os níveis de produtividade da sua obra e encontrar quais pontos precisam de melhoria e quais estão agindo de acordo com as conformidades. Mas caso precise de auxílio especializado, principalmente para fornecimento de materiais de qualidade e dentro dos prazos, conte conosco, da Serfer.
Para ler mais publicações como estar, acesse o nosso blog.