Serfer
Você sabia que o aço carbono é um dos metais mais utilizados em construções civis? Isso ocorre dado a suas grandes vantagens que deixam sua obra, bonita, segura e muito mais econômica.
Confira hoje algumas vantagens sobre esse material e como ele pode ajudá-lo a transformar ou construir seu ambiente de uma maneira prática e segura.
O que é o aço carbono
O aço carbono é um material formado a partir da liga entre o carbono e o ferro. Nessa mistura, geralmente, o carbono utilizado fica entre 0,30% a 1% do material.
Com o carbono na composição, o material se torna resistente, rígido e perfeito para ser utilizado na indústria.
Vale lembrar, ainda, que existem três tipos de aço carbono: aqueles com baixa concentração de carbono (0,30%), aqueles com média concentração (0,60%) e os materiais altamente concentrados (1%).
1: Custo
Projetos de engenharia civil não são baratos e geralmente trabalha-se com um orçamento apertado. Por isso, é sempre bom contar com produtos que tragam economia ao seu projeto, sem comprometer a qualidade e durabilidade.
Nesse aspecto, o aço carbono é uma excelente alternativa, já que seu custo é relativamente baixo.
2: Resistência
Além disso, o aço carbono é altamente resistente à pressão. Quando utilizado como tubulação, por exemplo, e sobre a pressão natural da água, o material, que pode ser produzido sem a necessidade de partes soldadas, traz maior resistência contra vazamentos ou acidentes. E como é um material liso, ele se adéqua perfeitamente a sistemas hidráulicos que tenham uma alta pressão.
3: Ponto de fusão
Outra grande vantagem desse material é que seu ponto de fusão é mais baixo, permitindo sua fundição sem grandes dificuldades.
Podendo ser esquentado até seu estado líquido, o material pode facilmente ser moldado conforme a necessidade.
4: Ideal para estruturas
Por fim, um dos produtos fabricados com esse material é o chamado Tubo Oblongo, que tem sua ampla utilização em estruturas como forma de suporte. Para desempenhar essa função, o aço carbono pode ser galvanizado, deixando-o resistente a corrosão, através da adição de zinco a liga metálica.
5: Alta soldabilidade
A grande maioria das conexões de tubulação, como por exemplo, curvas, cruzetas, tês, niples, flanges, reduções e válvulas, podem ser feitas com o aço carbono
Isso porque essas estruturas necessitam do processo de solda, a quem o material tem uma alta resposta, sendo soldado com eficácia.
A utilização do material permite uma maior precaução contra prejuízos gerados por vazamentos, dado a sua resistência a pressão e a variação de temperatura.
O que você achou dessas informações acerca do aço carbono? Quer saber mais sobre a indústria do metal e do aço? Então continue acompanhando nosso blog e confira nossos produtos!
A Serfer atua no setor de Ferro e Aço há mais de 40 anos. Trabalhando com ética, responsabilidade e segurança, nossa missão é levar produtos da maior qualidade para todo o Brasil.
Tem um projeto? Faça um orçamento. Entre em contato conosco.