Indústria
Dois elementos presentes na construção de projetos arquitetônicos e até mesmo na fabricação de itens como eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, são o aço e o ferro fundido, bastante populares e facilmente confundidos por leigos no assunto. No entanto, ambos os materiais possuem grandes diferenças.
Para você entender melhor essas diferenças, vamos começar explicando com termos mais técnicos. As ligas metálicas, chamadas de aços e ferros fundidos, são compostas pela combinação de ferro e carbono. As ligas de aço têm uma variação na quantidade de carbono, entre 0,008 e 2,11%, enquanto no ferro fundido o teor de carbono varia entre 2,11% e 6,67%.
Por possuir menor teor de carbono, o aço é mais flexível, o que permite a sua modelagem por meio de processos industriais como forjamento, laminação extrusão e fundição. E o ferro fundido, campeão na concentração de carbono, é transformado especialmente com processos de fundição e usinagem. Consegue ver a diferença no peso dos trabalhos?
Para a obtenção através da fundição, eles são colocados em um forno de fusão e elevados a temperaturas que deve superar 1.200 °C – considerada a temperatura ideal. Então, são adicionados outros elementos denominados “ligantes” (forjamento, laminação e extrusão, além de fundição) como níquel, cobre, cromo, molibdênio. Eles têm são os responsáveis por dar as propriedades únicas que mudam de liga para liga.
A seguir você vai conhecer os principais tipos de cada liga metálica. Eles são classificados de acordo com suas respectivas composições químicas, o que acarreta finalidades muito diferentes na maioria dos casos. Veja:
O aço carbono é comumente utilizado em equipamentos que compõem automóveis, estruturas, maquinários, manivelas, engrenagens, eixos, peças ferroviárias, equipamentos de mineração, molas, entre outras.
Possui uma grande variedade de possibilidades de aplicação, podendo ser até substituto do aço carbono em alguns casos. Comumente usado em engrenagens, eixos, pinos, carcaças, lâminas, placas, etc.
O aço manganês é o principal material usado na concepção de equipamentos da indústria de mineração, terraplanagem, cimento e calcário devido as suas características únicas. Mandíbulas, dentes, martelos e britadores de impacto são confeccionados com esse tipo de aço.
A indústrias recorrem ao ferro fundido cinzento para fabricar discos de freio, roda de vagoneta, capa de mancais, polias, carcaças de máquinas e de redutores devido a sua grande resistência mecânica e ao desgaste.
Graças a ótima ductilidade, resiliência e boa resistência à compressão, o ferro fundido nodular é adquirido para ser transformado em roldanas, dutos, cunha de fricção, placas e suportes.
O ferro fundido branco serve para a criação de peças que precisam ter resistência à abrasão, alta dureza e baixa ductilidade. São utilizados em equipamentos de trabalho com terra e mineração, como os rotores corpo de bomba, placas de desgaste, placas de revestimento, martelos e palhetas.
Cada material é único e pode favorecer sua empresa de modos completamente distintos. Obviamente existem prós e contras, no entanto, depende de você uma análise mais aprofundada e a escolha da liga metálica que mais atende suas necessidades.
Visite o nosso blog para mais informações como essa!