Curiosidades
O aço é hoje uma das principais matérias-primas utilizado pela indústria nacional.
Com sua variação de propriedades (como a opção do aço inox e o carbono), ele pode ser encontrado em diversos setores. Industria naval, automobilística, alimentícia e a engenharia civil são somente alguns dos exemplos onde esse material tem forte presença.
Hoje, vamos desvendar alguns mitos e verdades sobre o aço carbono. Confira!
O aço carbono é um material produzido a partir de uma liga de ferro e carbono, onde a porcentagem de carbono pode constar de 0,008% a um máximo de 2,11%.
Este material tem preço e desempenho de processamento mais favoráveis que o aço inox, por exemplo, sendo amplamente utilizado no mercado.
Agora que você já está familiarizado com esse material, vamos aos mitos e verdades!
Verdade, mas tem um meio de melhorar a resistência à corrosão.
Ao entrar em contato com o oxigênio, o aço carbono será corroído, formando uma camada de óxido de ferro poroso denominado ferrugem. Para evitá-la, você pode investir em tratamentos de pintura específicos.
Verdade.
O aço carbono é uma alternativa muito mais barata que, por exemplo, o aço inox. Seu valor no mercado brasileiro chega a ser três vezes menor do que o Inox.
Mito.
A diferença é bastante perceptível. O Inox tem uma aparência brilhante que lhe confere grande valor estético e aplicabilidade em designs modernos.
Já o aço carbono, no que lhe concerne, possui um acabamento fosco, semelhante ao encontrado no ferro fundido.
Verdade.
O aço carbono possui diferentes categorias na indústria metalúrgica, que varia de acordo com sua qualidade. Ainda, é possível identificar cada tipo de maneira precisa e objetiva.
Podemos encontrar esse tipo de aço com baixo carbono (de baixa resistência, mas ainda satisfatoriamente soldável), médio carbono (com melhor resistência térmica) e o alto carbono (a opção com maior resistência entre os três).
Verdade.
Além do excelente custo-benefício, esse material é usado de forma bastante ampla e dentro de setores variados.
É possível encontrar o material sendo utilizado na construção civil, em perfis estruturais, em chapas para a indústria automobilística, na confecção de equipamentos para ferrovias ou para a fabricação de rodas, engrenagens e maquinários em geral, além de ser usado na produção de equipamento como talhadeiras, martelos, serrotes e facas.
A Serfer Comércio e Indústria de Ferro e Aço tem sede no Rio de Janeiro, mas atua nacionalmente no setor desde 1976.
Com uma equipe de especialistas e maquinário moderno, nos mantemos em constante processo de aprimoramento, investindo em gerenciamento sustentável para oferecer aos nossos clientes um atendimento personalizado, humanizado e pontual.
Entre em contato conosco e faça um orçamento.
Na Serfer, o seu sucesso é a nossa missão.