Como funciona a perfuração em vigas de aço - Serfer Aços

Blog

Serfer

Como funciona a perfuração em vigas de aço

Vigas de aço são elementos essenciais para todos os tipos de construção. Com elas é possível levantar estruturas de diferentes formatos, perfis e tamanhos, como os que compõem casas, prédios, galpões e coberturas. Em determinadas ocasiões, também podem ser usadas para a construção de mercadorias, transportes e até mobiliário urbano.

Mas o que torna as vigas de aço as queridinhas de arquitetos e construtores são suas ótimas características, sendo as principais delas a resistência, durabilidade e excelentes propriedades químicas. Esses atributos são originários das matérias-primas empregadas durante a confecção das peças e, também, das técnicas de cada fabricante.

No entanto, as vigas são moldadas de acordo com a necessidade de cada comprador, sendo muitas delas perfuradas. No texto de hoje, a Serfer explica como funciona o método de perfuração. Continue lendo:

COMO É FEITA A FURAÇÃO DAS VIGAS AÇO

O processo chamado de perfuração ou furação de vigas de aço possui características simples, até mesmo em empresas do setor metalúrgico de grande porte.

Para fazer os buracos nas vigas, é feita a traçagem, puncionamento dos pontos e a execução dos furos com o auxílio de uma furadeira de base magnética. Algumas variações do serviço podem acontecer, o que demanda diferentes técnicas e equipamentos que cabem a quem está fazendo os furos escolher.

Esses furos são utilizados para a passagem de tubulações e fiações de elétrica e hidráulica ou instalações diversos elementos, como eletrodomésticos, que compõem o projeto inclusive na sua forma final. É preciso utilizar equipamentos que minimizam as vibrações e impactos no item para que, em nenhum momento, a integridade da viga e a qualidade da estrutura sejam comprometidos.

É importante que, durante a execução dos buracos, profissionais capacitados e responsáveis pela obra estejam no local para vistoria e garantia de que tudo está saindo como o planejado.

CUIDADOS COM OS FUROS NAS VIGAS DE AÇO

A principal preocupação de quem deseja perfurar uma viga de aço é a dimensão da abertura, que pode, sim, comprometer a resistência da viga, cobrando métodos para recobrar a sua ótima resistência, que nem sempre levam ao estado original.

Em alguns casos é desaconselhável a perfuração, pois, imagine que a estrutura foi calculada para suportar determinada carga exclusivamente, com uma porcentagem faltando, ela não será capaz de desempenhar o papel para o qual foi designada.

Porém se houver possibilidades de consultar o calculista do seu projeto ele pode garantir ou não a execução do furo tenha a proporção mais adequada. Outra possibilidade é desviar as tubulações, fios e conexões como puder e, se possível, cobrir com um forro ou outro recurso que ainda vai garantir a realização de futuras manutenções sem grandes modificações na construção.

Para orientações precisas a respeito do efeito das perfurações em vigas metálicas e orientações especificas com base em estudos diversos, o mais indicado é sempre consultar a NBR 6118:2014.

A Serfer está sempre a postos para ajuda nossos clientes com os principais serviços e produtos voltados a itens de ferro e aço e a construções dos mais diversos segmentos. Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba mais.