Cenário da Indústria brasileira na reta final de 2021 - Serfer Aços

Blog

Serfer

Cenário da Indústria brasileira na reta final de 2021

Com o final de 2021 cada vez mais próximo, um novo cenário da Indústria Brasileira começa a se formar. Por causa disso, órgãos especializados em análise e promoção de qualidade das empresas brasileiras estão publicando suas estimativas de evolução ou regressão das atividades industriais.

Um dos institutos do Rio de Janeiro, o Sistema Firjan, realizou a própria revisão e apontou que a produção industrial nacional tem uma estimativa de crescimento para 6,1% perante o recuo de 4,5% em 2020. O que, em poucas palavras, é uma previsão muito positiva, com justificativas palpáveis os suficientes para levantar o ânimo de quem atua no segmento em questão.

De acordo com a Firjan, as projeções levam em conta que o Brasil está vacinando a população em uma velocidade constante e consideravelmente boa. Além disso, a mudança constante nos dados de alguns fatores pode ocasionar a revisão do percentual estimado, com sorte, para melhor.

Outra sondagem também mostrou uma visão positiva para o segmento das indústrias. A Fundação Getulio Vargas indicou que alguns ramos industriais, como as indústrias metalúrgica, farmacêutica e química, estão na dianteira da retomada favorável.

De acordo com o setor de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), os segmentos citados conquistaram um desempenho que desperta confiança empresarial, principalmente os de metalurgia e química, já que possuem peso muito relevante na atividade industrial e na economia geral.

Por fim, o levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sondagem Indústria da Construção, apontou algo muito curioso. Pelo segundo mês consecutivo, a tendência de recuperação de empregos e capacidade operacional da indústria atingiram o ponto mais alto desde 2014, evidenciando uma grande melhora no desempenho do setor no terceiro quadrimestre de 2021. Grande parte disso se dá pela intenção em investir em projetos que contam com a mão de obra e materiais do segmento.

PEQUENAS INDÚSTRIAS TAMBÉM APRESENTAM AVANÇO POSITIVO

Dados do Panorama da Pequena Indústria indicaram que a falta ou alto custo da matéria-prima contina sendo um grande empecilho para empresas dos setores de construção e transformação avançarem. Porém, o aumento do Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) para pequenas indústrias e do Índice de Perspectivas indicam que micro, pequenas e médias empresas têm expectativa de melhora do ritmo de recuperação da atividade, como divulgado pela Agência Brasil.

Em outras palavras, tanto as grandes quanto pequenas empresas em atividade da Indústria Brasileira estão no momento mais frutífero do ano após alguns recuos apresentados ao longo do primeiro semestre. Com ajuda de medidas paralelas para combater a crise econômica e social, donos, funcionários e colaboradores podem atingir o melhor estado de atuação.

Se as apostas se realizarem, em consequência, o país cresce junto, já que que o PIB (Produto Interno Bruto) também será fortemente e positivamente afetado.

CONTE COM A SERFER!

A Serfer atua no comércio de aço e ferro desde 1976, fornecendo soluções inteligentes em ferro e aço para empresas de diversos setores e que buscam aumentar a própria qualidade e produtividade.

Com uma equipe altamente qualificada e maquinário moderno, nosso atendimento é personalizado e nossa entrega pontual. Conheça nossos produtos e soluções e entre em contato conosco para realizar um orçamento.