Serfer
No post de hoje do blog da Serfer, iremos abordar as utilidades das cantoneiras nos mais diversos tipos de obras, construções e até mesmo nas decorações. Acompanhe e aprenda mais sobre as cantoneiras lendo o conteúdo especialmente elaborado pela Serfer!
A palavra cantoneira pode significar coisas diferentes durante o processo da obra e da decoração de uma casa. Desde estruturas metálicas usadas em grades, acabamento da parede ou como suporte para prateleira e objetos decorativos.
Tipos de cantoneiras:
Cantoneira de alumínio
A cantoneira de alumínio é utilizada em paredes e escadas, além de ter seu uso mais específico e menos industrial, que é o de servir como base para prateleiras e até mesmo em arranjos de plantas como samambaias ou avencas-gigantes.
Cantoneira de ferro
A cantoneira a base de ferro possui um desenho menos elaborado em comparação com o modelo de alumínio, sendo melhor utilizada em decorações rústicas e industriais. É comum ser usada como reforço para móveis, pois possui alta resistência e durabilidade em relação à de alumínio.
Veja como as Cantoneiras são conhecidas em seus diversos tipos de aplicação:
Para proteção e segurança
Com base de alumínio, as cantoneiras são constituídas por duas barras interligadas que juntas, formam um ângulo de 90° e podem ser encontradas em formato L, Y ou T. A cantoneira é utilizada no acabamento e arremate de ângulos de parede (minimizando o desgaste por batidas de objetos). As cores podem variar, mas a mais comum é a branca. O formato de L é o que tem a instalação mais simples, basta ser aplicado com silicone, enquanto os outros necessitam de fixação interna e dão um pouco mais de trabalho para os instaladores.
Na Serralheria
As cantoneiras também são utilizadas na serralheria, principalmente como matéria-prima, podendo utilizada na confecção de grades, estruturas de telhado, portões, torres metálicas ou janelas. Na serralheria são utilizados os modelos de ferro e alumínio.
Construção Civil
Na construção civil, as cantoneiras servem de suporte para barras e vigas em uma obra. As cantoneiras possuem o perfil metálico e são compostas por duas abas, que podem ser simétricas ou assimétricas, formando sempre um ângulo de 90 graus. As cantoneiras são frequentemente usadas em construções que usem materiais metálicos por possuírem baixo peso e serem muito resistentes em relação a tração e compressão, não sofrendo a temida e perigosa flambagem.