Indústria
Bastante utilizado atualmente, o ferro fundido é uma mistura eutética de elementos à base de carbono e silício. Este material é empregado das mais diversas formas na indústria por devido ao seu baixo custo de produção, além de ter propriedades únicas como fundibilidade, propriedade de usinagem e melhor resistência ao desgaste.
Neste texto, preparamos um conteúdo especial com todas as características do ferro fundido a fim de que você entenda melhor sobre o assunto. Continue este texto para entender quais as aplicações do ferro fundido.
Diferenças entre aço e ferro fundido
Basicamente a diferença entre aço e ferro fundido está no teor de carbono que os dois possuem. O aço, por exemplo, possui menos carbono fazendo com que seja mais flexível, facilitando sua modelagem através de processos como forjamento, laminação e extrusão. Este material ainda permite que uma visualização maior quando está se deformando, colaborando para que a fratura seja premeditada.
Já o ferro fundido, ao contrário do aço, possui alta concentração de carbono fazendo com que sua fabricação só seja possível através de processos como a fundição e a usinagem. Para obtenção deste ferro, os materiais são colocados em um forno de fusão que conseguem chegar a temperaturas elevadas, chegando a 1200 ºC.
Para que ele chegue a seu estado de uso, são adicionados outros componentes capazes de dar liga ao ferro fundido, como níquel, cobre, cromo e molibdênio, por exemplo, para que suas propriedades se tornem únicas.
Ferro Fundido Nodular
Dentre todos os tipos de ferro fundido, o nodular é o que contém melhor resistência, tenacidade e ductilidade, conferindo características que o aproximam do aço. Por conseguinte, seu custo de produção é mais elevado, devido às estreitas faixas de composição químicas que são utilizadas para fabricação deste material.
O ferro fundido nodular é comumente utilizado na fabricação de roldanas, dutos, cunha de fricção, placas, mancais e suportes.
Ferro Fundido Cinzento
O ferro fundido cinzento é o mais utilizado dentre todos, principalmente pelo seu baixo custo, uma vez que o material é fabricado a partir de sucata. Além de ter fabricação fácil já que não exige equipamentos complexos e caros para realizar sua fusão e solidificação.
Este material tem boa usinabilidade e capacidade de amortecer altas vibrações. Sua aplicação é dada em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, automobilística, ferroviária e naval, por exemplo. Sua utilização é bem comum na fabricação de componentes como disco de freio e carcaças de máquinas.
Ferro Fundido Branco
O ferro fundido branco é caracterizado por conter uma taxa de resfriamento mais alta além de ser bastante frágil. Por este motivo, seu uso é menor do que os outros tipos de ferro fundido, sendo utilizado somente em peças que precisem de uma alta resistência a abrasão, dureza e baixa ductilidade.
Este tipo de ferro fundido é bastante utilizado em equipamentos de manuseio na mineração, além de serem empregados em rotores corpo de bomba, placas de desgaste, placas de revestimento, martelos e palhetas.
Esperamos que com este conteúdo você tenha aprendido mais sobre as diversas aplicações do ferro fundido. Aqui no blog da Serre você pode acompanhar mais informações como esta.