Indústria
Já sabemos como a água é essencial para a vida humana, seja na manutenção do organismo ou nas atividades do dia a dia, como lavar a louça. Mas você conhece a importância da água na indústria metalúrgica?
O uso da água na indústria metalúrgica é essencial em uma série de aplicações nos sistemas produtivos. Isso significa que o líquido é indispensável para a conclusão de processos em andamento e início de novos, como resfriamento, aquecimento, solubilização, limpeza e geração de energia.
Então, sim, mais do que o uso regular na sua casa, lojas e restaurantes, a água desempenha um papel fundamental na indústria metalúrgica. Alongo desse post, destrincharemos mais informações a respeito dessa condição do líquido mais abundante no planeta terra. Continue lendo e saiba mais!
O uso da água na indústria metalúrgica é fundamental para diversos processos, como afirmado acima. Os sistemas produtivos são a parte que mais depende desse líquido. Outro detalhe é que são usados três tipos diferentes de água: doce, salgada e salobra.
A água doce é encontrada nos rios e lagos, livre de salinidades. Ela é captada em fontes superficiais e subterrâneas, na rede pública e por reaproveitamento. A água salgada é comum dos mares, já a salobra, que tem um nível de salinidade diferenciada, é encontrada nos mangues e não é consumível.
Além do trabalho interno com a água na indústria metalúrgica, existe a responsabilidade das estações de tratamento de efluentes hídricos, que são responsáveis por retirar os contaminantes, recolher a água descartada e tratá-la, sempre conforme as normas legais e leis para evitar problemas.
Com isso, é possível compreender que existe um grande ciclo pelo qual o líquido percorre, considerando, também, a responsabilidade das empresas que o usam em suas máquinas e instalações, e os dirigem para o estágio final, o descarte e coleta por terceiros.
A quantidade e a qualidade da água necessária para a realização de diversas atividade em uma indústria depende muito do ramo de atividade e capacidade de operação. Aqui estamos falando da metalurgia e abaixo, abordaremos os usos básicos do líquido. Veja!
Dentro de uma empresa metalúrgica em pleno funcionamento, a água possui fins básicos, como sanitários, cozinhas, refeitórios, fins potáveis, manutenção de áreas verdes, lavagem de equipamentos, combate a incêndios e movimentações de maquinários e sistemas hidráulicos, entre outros.
A água pode ser incorporada ao produto final ou utilizada em etapas cruciais em que se relaciona diretamente com esse material, consequentemente, gerando os produtos que serão disponibilizados para comércio – uso como fluido auxiliar.
Basicamente, trata da evolução da energia cinética, potencial ou térmica acumulada na água em energia mecânica e, posteriormente, elétrica.
Nesse quesito, o nome já é autoexplicativo. A água é aplicada em materiais para aquecer (principalmente, na forma de vapor) ou para remover o calor das misturas reativas e outros dispositivos que cobram resfriamento.
As metalúrgicas utilizam uma grande quantidade de água diariamente. Logo, o descarte também é volumoso, o que leva o mercado e os consumidores a se preocuparem com esse recurso que não é infinito. Sendo assim, o racionamento dos recursos hídricos se torna importante.
Saber consumir, descartar e reutilizar não deve ser um grande problema para as empresas de todos os portes, uma vez que os processos produtivos não serão diretamente afetados e, em alguns casos, é até adquirido melhoras no desenvolvimento e performance de metodologias e padrões da indústria.
Em suma, água na indústria metalúrgica causa grandes diferenças importantes. Na mesma extensão que é valiosa para diversos âmbitos da sociedade, também é preciso ter cuidado para preservá-la, assim, ela nunca vai faltar e continuará rendendo seus ótimos benefícios.
Gostaria de ler mais publicações como essa? Acesse o nosso blog.