A vida tem aço - Serfer Aços

Blog

Outros

A vida tem aço

Você já percebeu que o seu cotidiano é cercado de aço? Não importa a ocasião, seja em casa, no trabalho ou na rua, você vai se deparar com esse incrível recurso que ajudou a construir o mundo que conhecemos. Porém, agora esse elemento é tão comum, que acaba passando despercebido pelos olhos menos atentos.

No blog de hoje, vamos apresentar para você as diferentes formar que o aço ganha na sua vida. Ficou curioso? Então, continue lendo até o final para saber todos os detalhes!

Aço nas utilidades domésticas

Se engana quem acha que a beleza é o principal atrativo do aço. Muito pelo contrário, suas características é o que o tornam tão queridinho.

A resistência a baixas e altas temperaturas, superfície que evita o acúmulo de resíduos, composição química que o impede descascar, longa durabilidade e baixo custo de manutenção fazem dele perfeito para fabricação de utensílios domésticos, como talheres e panelas de cozinha, até eletrodomésticos.

Aço no transporte

Quando você sai de casa, mas não anda por aí a pé, com certeza está se locomovendo dentro de um meio de transporte com peças ou inteiramente de aço! Carros, caminhões, ônibus, trens, metrôs, navios, bicicletas e motocicletas contam com partes feitas desse material para sobreviverem ao impacto constante que sofrem quando de se movimentam.

Aço na construção civil

Na construção civil, o aço assume o papel de personagem principal ao dar vida para diversas obras, desde prédios, casas até esculturas e mobiliário urbano. Os processos construtivos encontraram nesse item metálico a liberdade para desenvolver projetos arquitetônicos em maior área útil, com mais flexibilidade, compatibilidade com outros materiais, em menor prazo, menos gastos, mais organização nos canteiros de obra e maior qualidade.

Aço em embalagens e recipientes

O uso desse material metálico no formato de embalagens e recipientes é mais comum na indústria geral, todavia, também pode ser encontrado no comércio e em residências por todo o país. Ele é ótimo para conservação e transporte de alimentos, produtos químicos, agrícolas, tintas, entre outras opções. Uma de suas principais qualidade é que ele evita a contaminação, garantindo a máxima qualidade sempre, além de ser 100% reciclável.

Aço na geração de energia

Muitas questões aparecem quando é dito que o aço pode ser usado para gerar energia, mas isso não é tão difícil de compreender. O material é utilizado em hidrelétricas, termelétricas e nucleares, torres de transmissão, transformadores, cabos elétricos, plataformas, tubulações e equipamentos no geral. Ou seja, viabilizam o processo de geração de energia, lidando direta ou indiretamente com partes fundamentas da coleta e distribuição para o país.

Aço na agricultura

O consumo do material no setor agrícola também é muito importante. Sem ele, não existiria os recursos certos para plantar e colher os alimentos que nascem da terra e do trabalho duro. O aço é usado para construir os arados que preparam o solo, as máquinas que semeiam e regam as plantas, as ceifadoras e colheitadeiras que recolhem o alimento, e os silos e graneleiros que fazem a armazenagem.

Aço na arte, cultura e tecnologia

Por fim, ainda é possível encontrar o aço na arte, cultura e tecnologia. Por exemplo, esculturas e instalações encontradas em diversas exposições espalhadas pelo país são confeccionadas com esse material metálico, e elas carregam consigo diversos significados e informações de quem as construiu e de onde foram construídas. Muitas vezes a participação do aço não é tangível, mas ainda sim presente e bastante forte.

Você sabia de tudo isso? Esperamos que agora comece a apreciar mais a existência desse material tão valioso na sua vida.

Gostou do texto? Confira outro no blog da Serfer!