Notícias
Para quem é do setor naval, é de extrema importância ter a visão estratégica para se planejar para o futuro do setor. Por isso, é importante estar preparado com base no histórico brasileiro sobre as águas.
Como o segmento foi sempre muito apoiado por políticas públicas, os estaleiros pouco se utilizaram de ferramentas capazes de auto avaliação de análise do negócio, ou seja, de ver as realidades, as transformações e as mudanças que estavam impactando ou que impactariam, preferindo manter o status quo, muito confortável, sem observar inovações, e novas práticas.
Claro que se trata de um processo de muita dificuldade, pois a construção naval se implantou e se consolidou através de uma cultura, com pouco espaço para se pensar o novo.
É o momento de se utilizar a gestão do conhecimento, as tecnologias, a logística, através de uma Universidade Corporativa da Industria Naval, para se repensar o futuro, em relação a infraestrutura multifacetada deste importante segmento nacional e internacional.
O que está por suporte deste novo enfoque seria colocar a Academia a serviço da Industria, onde apenas a engenharia naval não é suficiente para solucionar as necessidades do mercado, que impõe:
– Processos de elevada produtividade,
– Infraestrutura do País para promover a competitividade internacional,
– Estudos complexos sobre a parte fiscal e tributária do segmento,
– Relocalização de estaleiros e criação de Polos Navais, onde o compartilhamento de atividades não competitivas aponta no caminho da redução de custos,
-Analise dos espaços disponíveis por grandes empreendimentos visando a instalação de novos negócios integrados que visem melhoria da produtividade e do lucro,
-Necessidade de se aplicar a modelagem digital, com objetivos de aumento da produtividade,
-Analise do desenvolvimento de novos equipamentos navais,
-Analise dos alternativos energéticos para a propulsão dos navios, e com visão na sustentabilidade,
-Analise e estudos mercadológicos para que estes grandes empreendimentos navais possam ter atividades multisserviços.
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e continue lendo nossas outras notícias em nosso blog!