Notícias
Houve um aumento no número de vagas de emprego anunciada no ramo da construção civil em 2020. Segundo o IBGE, isso se deve ao fato de o setor ter sido impulsionado com um crescimento de aproximadamente 11% no crédito para financiamento habitacional.
A construção civil é um dos principais motores da economia, com a capacidade de empregar milhões de trabalhadores em todos os cantos do Brasil. As áreas de atuação, que vão desde profissionais de engenharia, segurança do trabalho, mão de obra e tantos outros, revela uma perspectiva otimista para aqueles que desejam se qualificar para atuar no ramo.
O aumento inclui a construção, manutenção e reformas, pilares essenciais na recuperação do mercado antes considerado em declínio. O momento para ser tornar um profissional da construção civil é agora.
O futuro é promissor
O aquecimento do mercado imobiliário e setores promissores como o estrutural, poderá receber investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, rodovias, barragens, plataformas e estaleiros.
Com o aumento da procura por esse mercado, podem surgir ainda demais necessidades no cenário nacional, modernização e multiplicação de portos, aeroportos, hidrovias e ferrovias; expansão do saneamento básico; geração de energia para sustentar todos esses empreendimentos; sem falar em possíveis mudanças advindas dos programas governamentais que incentivam a construção civil.
Todos estes fatores colocam o Engenheiro Civil como um dos profissionais em destaque no cenário econômico atual.
O engenheiro civil é o profissional que além de projetar, gerencia e acompanha todas as etapas de qualquer construção ou reforma. Sua atuação inclui ainda a área de consultoria como geotecnia, avaliação de impactos ambientais, estudos do meio físico, estabilidade de taludes, patologias construtivas, auditorias etc.
O profissional desenvolve o projeto, especificando a fundação, as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento da construção e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança.
Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se ao gerenciamento de empresas ligadas a obras civis, como construtoras.
E aí? Gostou do nosso conteúdo? Fique ligado em nosso blog para mais novidades!