Curiosidades
A organização do canteiro de obras oferece diversas vantagens para o processo construtivo, como economia de tempo, de recursos e a adoção de melhores métodos de trabalho. Atualmente, um dos principais materiais nos projetos construtivos é o aço, uma vez que ele oferece uma estrutura mais firme, sendo fácil de transportar, manusear e altamente resistente à corrosão. Saber como armazenar o aço na sua obra pode fazer toda a diferença.
Se você gostaria de melhorar o desempenho da sua obra que utiliza aço nos processos, confira a seguir as principais dicas relacionada às técnicas de armazenamento para evitar problemas. Acompanhe:
Apesar de ser resistente, o aço deve ser mantido em um espaço protegido, onde não tenha contato direto com o solo. De preferência, o espaço também deve ser coberto, assim o aço não é atingido pelos raios de sol, água da chuva, areia, terra ou barro, e nem excesso de umidade.
Sim, o aço é altamente resistente e não estraga com tanta facilidade, mas se ele estiver em ótimo estado antes de ser aplicado no projeto, melhor será o resultado dos esforços de construção.
Barras e fios de aço são materiais com propriedade diferentes, portanto, precisam de cuidados específicos. O primeiro deles é o mais obvio: não devem ser deixados no chão, como dito no tópico anterior, principalmente os fios que tendem a ser menos espessos e mais maleáveis.
Uma dica para organizar separadamente e da melhor maneira é agrupar as barras em feixes e enrolar os fios em bitolas. Depois disso, colocar tudo em um ambiente seguro e de fácil acesso para quando forem utilizados na construção.
Se estivermos falando de telas de aço, o método de armazenamento é diferente, deve ser feito sobre pontaletes. Todas as telas devem ser separadas por tipos e com etiquetas de identificação para ficar mais fácil na hora de pegar para aplicar na obra. Assim como as barras e os fios, o armazenamento deve ser feito sem contato com o chão.
As telas podem até ficar em espaços abertos, sem cobertura, mas será necessário usar uma lona para proteger em momentos necessários. Um ponto importante é sempre respeitar o limite de empilhamento para não maltratar a qualidade das telas de aço.
Tubos de aço são outro tipo de material que deve ser armazenado com delicadeza e estratégia para resguardar a sua integridade. Mesmo feitos de aço, sua forma cilíndrica pode ser facilmente afetada, o tornando inadequado para uso posterior. Por isso, esse material deve ser colocado em prateleiras cantilever, sempre tendo cuidado ao manuseá-lo.
Outra forma de armazenar é colocando os tubos em estantes com braços inclinados, que vão segurar o material e impedir que caia no chão e sejam danificados.
Gostou das nossas dicas? Comece a usá-las hoje mesmo no seu canteiro de obras, para melhorar o processo construtivo do seu projeto. Leia mais posts como este no nosso blog clicando aqui https://serferacos.com.br/blog/
.