Conheça os fatores metalúrgicos de usinabilidade e suas influências - Serfer Aços

Blog

Serfer

Conheça os fatores metalúrgicos de usinabilidade e suas influências

Na hora de realizar um projeto, é preciso ficar atento aos fatores metalúrgicos de usinabilidade, que representam a facilidade com que o material pode transformado sem prejuízo às propriedades originais.

Isso é importante porque, dependendo das avarias causadas em um material, ele se torna inviável para uso enquanto um tratamento especial viabiliza uma infinidade de aplicações, com mais facilidade, eficiência e eficácia.

Se você deseja saber mais sobre os fatores metalúrgicos de usinabilidade e suas influências em projetos de diversos setores que utilizam o aço e ferro, como da construção civil e das obras navais brasileiras, continue lendo este post!

O que é usinabilidade?

O termo usinabilidade é muito popular entre empresas e segmentos de mercado que utilizam ferro e aço para processamentos e para criação de novos projetos de diferentes tipos e portes.

Assim, a usinabilidade representa a facilidade que um material pode ser cortado, torneado, fresado ou furado sem sofrer prejuízos em suas propriedades mecânicas que podem tornar a peças não utilizável.

Também, a usinabilidade indica a capacidade que os materiais têm de sofrerem modificações. Ou seja, saber esse fator sobre uma peça de ferro ou aço é importante na hora de escolher e comprar suas matérias-primas.

Caso você não preste atenção nesse fator, pode acabar adquirindo um material inadequado para finalidade a qual foi planejado, fazendo com que o seu negócio acaba perdendo dinheiro e tempo com um processo falho.

Quais são os fatores metalúrgicos de usinabilidade?

Antes de saber como os fatores metalúrgicos de usinabilidade são influentes, é importante saber quais são eles. Os fatores básicos são: trabalho a frio, microestrutura, características mecânicas, composição química e dureza.

O trabalho a frio é capaz de melhorar a usinagem através do encruamento realizado de propósito, o que aumenta a dureza, dificulta o empastamento do cavaco sobre a ferramenta e a formação de aresta postiça de corte.

Já as características mecânicas têm como base as propriedades mecânicas de uma peça, que ajudam a definir a usinabilidade do material, como os valores de resistência à tração, limite de escoamento, alongamento e dureza.

Em relação às composições químicas, que também estão relacionados aos fatores metalúrgicos de usinabilidade, trata da adição de elementos de liga que gera mudanças nas microestruturas, levando a novas formações totais.

Porém, apenas dois fatores são verdadeiramente cruciais para um trabalho transformativo e para saber o nível de usabilidade de uma matéria-prima. São eles dureza e microestrutura. Confira os detalhes:

Dureza

Dentre os fatores metalúrgicos de usinabilidade, a dureza pode ser encontrada em vários estados. Quanto mais alta ela for, significa que é mais difícil realizar os processos de usinagem.

Logo, é importante procurar por níveis médios e não muito baixos, pois são aqueles associados com as boas quantidades de elementos e propícios a modificações sem perder sua qualidade e ótimo custo-benefício inicial.

Microestrutura

O segundo fator é a microestrutura, que está diretamente ligada a propriedade mecânica da peça. Quando essa propriedade é alterada sem intervir na composição química, também é possível adquirir melhor usinabilidade.

No entanto, é importante observar que, aços de carbono com porcentagens muito baixas, como 0,15% ou menos, são melhor usinados quando passam pelo processo de normalização, em vez de recozidos ou quando encruados.

Devo me preocupar com os fatores metalúrgicos de usinabilidade?

Sim, você deve se preocupar com os fatores metalúrgicos de usinabilidade se deseja: processos de mais qualidade, economia de tempo, economia de dinheiro e produtos finais mais refinados e valorosos.

Sendo assim, lembre-se de sempre conversar com o seu fornecedor sobre os fatores metalúrgicos de usinabilidade para ter certeza de que está fechando um bom negócio.

Alguns materiais podem ser modificados pelo vendedor antes de serem entregues no canteiro de obras ou fábrica para que a usinabilidade seja a ideal. Caso você precise de produtos assim, entre em contato conosco!

Também, siga a gente nas redes sociais, Facebook e Instagram.