Crescimento do mercado: novas vagas de emprego no setor da construção civil surgiram nos últimos anos - Serfer Aços

Blog

Curiosidades

Crescimento do mercado: novas vagas de emprego no setor da construção civil surgiram nos últimos anos

Estão surgindo diversas novas vagas de emprego no setor da construção civil nos últimos anos, é o que diz a Agência CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) em publicação recente de dados de uma pesquisa.

De acordo com a matéria, o setor da construção civil, que atualmente se encontra em crescimento, está gerando novas vagas de emprego para diversos níveis de necessidade.

Os números de novas vagas de emprego no setor da construção civil

Segundo a publicação vinculada no segundo semestre de 2022, apenas em fevereiro deste mesmo ano, foram criados quase 40 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em todo o Brasil. Uma condição muito buscada por profissionais.

Todavia, o número se expande e nos primeiros seis meses chegou a ultrapassar a marca dos 184 mil.

Desse total, mais de 85 mil novas vagas de emprego no setor da construção civil foram destinadas a projetos de edifícios, 63 mil aos Serviços Especializados para a Construção e 36.551 em obras de infraestrutura.

Por fim, no sinal do primeiro semestre, em junho, foram firmados mais 30 mil novos contratos de trabalho e em ambientes também diversos de experiência.

Os principais ambientes foram o da infraestrutura e dos projetos de edifícios, onde o número total de cada categoria de contrato superou os 10 mil; e em serviços especializados, superou 8 mil.

Distribuição de vagas de trabalho em serviços de infraestrutura

O total expressivo não significa que apenas um tipo de cargo cresceu durante este ano. Dentro de uma área específica, sugiram diversas oportunidades para profissionais em variados níveis de especialização.

Como prova disso, a repartição entre os contratos criados para a área da infraestrutura comprova a expansão do mercado. Esse ótimo exemplo, que também consta nos dados divulgados pela CBIC ficam assim:

  • 459 na construção de rodovias, ferrovias, obras urbanas e obras de artes especiais;
  • 250 em obras de infraestrutura para energia elétrica, telecomunicações, água, esgoto e transporte por dutos;
  • 124 em outras obras de infraestrutura.

Com isso, é perceptível que as novas vagas de emprego no setor da construção civil estão aqui para suprir uma grande demanda. São necessidades que continuam a crescer e que se manifestam em diferentes âmbitos de toda indústria.

O que dizem os economistas da área da construção civil

Em citação na matéria divulgada pelo site da CBIC, Ieda Vasconcelos, economista da Câmara da organização, declarou que os resultados do mercado de trabalho no setor representam uma mudança positiva de negócios que iniciou no final de 2020.

Ainda, diz que o crescimento das atividades do mercado imobiliário foi um grande agende para criação de novas vagas de emprego no setor da construção civil. Principalmente, porque as áreas civil e imobiliária estão diretamente ligadas.

O que as novas vagas de emprego significam para minha empresa?

Quando a demanda por novos colaboradores volta a crescer, significa que os seus negócios também estão melhorando. Traduzindo, a demanda sobe e mais mão de obra é necessária para executar as atividades.

No entanto, não basta escolher qualquer novo funcionário. Os contratos de trabalho a serem firmados deve ser qualificado. Os novos membros das suas equipes devem possuir a capacidade para executar seus compromissos com qualidade.

No fim, as novas vagas de emprego no setor da construção civil que surgiram também significam responsabilidade. É preciso fazer escolhas certa durante esse período para que seu efeito seja duradouro.

Caso contrário, a rotatividade de empregados será grande e nenhum deles conseguirá colaborar efetivamente para a evolução da sua empresa, como era esperado.

Você gostou desse post sobre o surgimento de novas vagas de emprego no setor da construção civil? Então, confira mais como ele no nosso blog clicando aqui. Também, nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram.