O aço mecânico industrial e aço da construção civil - Serfer Aços

Blog

Serfer

O aço mecânico industrial e aço da construção civil

Vamos conhecer a diferença entre o aço mecânico industrial e aço da construção civil!

É comum acharem que o aço usado na construção civil e na indústria são iguais quando, na verdade, cada um deles têm suas singularidades e diferem entre si. Isso permite que se adequem às necessidades de cada setor e sejam explorados ao máximo para oferecer o melhor resultado em algum processo ou projeto.

Você sabe qual a diferença entre o aço mecânico industrial e o aço destinado aos trabalhos na construção civil? Nesta postagem, nós vamos explicar isso para você. Caso esteja interessado, continue lendo!

Aço mecânico industrial

O aço mecânico industrial ganha esse nome devido a sua popularidade dentro da indústria. Seu principal objetivo é ser usado para fabricar peças devido às suas qualidades únicas de transformação, que nascem da sua composição química diferente da do aço de construção civil.

Este material conta com uma fórmula com aço carbono e baixo teor de liga. Devido a isso, ele tem alta resistência, que permite ser usado para confeccionar eixos, engrenagens, máquinas, rolamentos, e outras peças e equipamentos essenciais para a indústria. É importante ressaltar que o aço mecânico industrial está presente em praticamente todas as fábricas, se tornando um elemento muito importante para o funcionamento de vários segmentos.

Aço na construção civil

Agora, vamos falar do aço na construção civil, frequentemente usado nesse setor por ser um material bastante acessível, com ótimo custo-benefício, ter alta resistência e, ainda, oferecer mais segurança que a maioria das outras opções disponíveis para a finalidade de construção urbana. Diferente do mecânico industrial, essa opção tem mais quantidades de elementos de liga para oferecer mais segurança.

É comum ver o aço da construção civil sendo usado em obras com o intuito de construir concreto armado, para oferecer resistência, tração e alta durabilidade. O material ainda conta com mais liberdade no desenvolvimento de projetos construtivos e mais aproveitamento dos espaços. Por fim, apresenta boa aderência e deformações compatíveis com o concreto.

Os aços mais utilizados para esse tipo de estrutura são o CA-50 e o CA-60, que possuem resistência de escoamento de 50 kgf/mm² e 60 kgf/mm².

O Aço mecânico industrial e aço da construção civil

A diferença mais marcante entre o aço mecânico industrial e o aço usado nos projetos de construção civil são as suas propriedades únicas, em que cada um foi desenvolvido com o intuito de entregar o melhor desempenho em duas aplicações. 

Enquanto o mecânico é desenvolvido com a finalidade de criar bens de consumo e fabricar ferramentas necessárias para a indústria, o de construção civil é projetado para que obras urbanas de diferentes portes tenham mais segurança, um peso estrutural menor e atinja as expectativas visuais de uma casa, edifício, ponte, etc. 

Por fim, apesar de propriedades e qualidades distintas, ambos buscam entregar o mesmo fator para os seus usuários: a qualidade para a conquista de melhores resultados em um projeto. Mas, para se ter tudo isso, é importante que o consumidor busque por fornecedores de renome, ótima reputação e experiência de mercado, como a Serfer.

Confira os nossos produtos em aço e ferro e faça o seu orçamento hoje mesmo. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato.