Sustentabilidade na indústria do aço - Serfer Aços

Blog

Indústria

Sustentabilidade na indústria do aço

 

O aço é uma liga metálica feita a partir da combinação do ferro e do carbono. Em termos mais específicos, a composição do aço conta com uma porcentagem de carbono que varia entre 0,008% e 2,11%. Isso acontece por causa da ductilidade (capacidade de sofrer deformação), ideal para serviços de forja, laminação ou extrusão.

Hoje em dia, o aço é uma das ligas metálicas mais importantes em diversos segmentos industriais, desde fabricação de máquinas, ferramentas, embarcações, construção civil, entre outros. Mas, também, o aço pode ser revertido como matéria-prima para a confecção de outras ligas metálicas.

Por ser um material tão importante para a sociedade, logo produzido em quantidades abundantes, as siderúrgicas buscam sempre minimizar os impactos ambientais da extração de minério de ferro para produção do aço, um processo que há muito tempo é executado e já causou grandes estragos à natureza.

Portanto, para proporcionar uma produção mais limpa, empresas que trabalham com o aço estão cada vez mais engajadas no movimento da sustentabilidade, investindo em soluções e avanços tecnológicos para diminuir o efeito negativo da extração de minérios, além de promover o uso consciente dos recursos naturais, entre outras questões.

A economia circular como método de sustentabilidade

Atualmente é muito comum encontrar indústrias que produzem o aço através da economia circular, uma técnica que visa diminuir, reutilizar e reciclar materiais e produtos, consequentemente, diminuindo a quantidade de energia e matéria-prima usadas na confecção do material metálico.

Segundo dados do Relatório de Sustentabilidade, idealizado pelo Instituto Brasileiro do Aço, cerca de 57% do gasto de energia dentro das siderúrgicas foi “resolvido” graças ao processo de autogeração, em 2017. De certa maneira, é como se duas empresas fabricantes passassem a usar uma quantidade média de energia equivalente a apenas uma empresa antes das adaptações serem feitas.

Nisso, outras vantagens também surgiram, como o reuso da sucata, que retorna para as siderúrgicas de maneira sustentável e acabam ganhando um novo ciclo de vida, já que as propriedades originais do material não são perdidas.

Como você pode ver, o aço oferece grandes vantagens de sustentabilidade dentro do setor em que ele é utilizado, sendo a maior delas a capacidade de ser 100% reciclável, aproveitando toda a matéria e permitindo que ela seja usada mais uma vez na fabricação de produtos siderúrgicos inéditos sem a perda da sua qualidade total.

Sustentabilidade: A população também pode fazer sua parte

Apesar da indústria do aço ser a principal responsável pela geração de resíduos de ferro e aço que podem agredir o meio ambiente, a sociedade também pode participar dessa “missão de salvamento”, beneficiando as cooperativas integrantes de projetos de coleta seletiva, por exemplo. Alguns materiais recebidos e que podem ser reciclados são: latas de alumínio, arames, tampas de garrafas, panelas velhas, fios, pregos, embalagens metálicas, entre outros.

Serfer: uma indústria de sustentabilidade

A Serfer faz parte do grupo de empresas do setor siderúrgico que se importa com o meio ambiente e busca, a todo custo, diminuir o impacto negativo que a confecção de aço e outras ligas metálicas podem causar. Por isso, investimos em técnicas modernas e uma postura de sustentabilidade rígida e aplicada em todos os âmbitos da nossa instituição. Não fique de fora desse movimento importante para salvar o nosso planeta!

Precisa de aço de qualidade ou serviços de transformação industrial? Entre em contato e descubra como podemos te ajudar!