Desafios na implementação da Indústria 4.0 no setor metalúrgico - Serfer Aços

Blog

Serfer

Desafios na implementação da Indústria 4.0 no setor metalúrgico

Assim como todas as novidades do mercado, é preciso um tempo de adaptação para que comecem a funcionar corretamente. Com a Indústria 4.0 a lógica é a mesma, porém, existem desafios que precisam receber atenção, principalmente dentro da indústria metalúrgica.

De acordo com uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Brasil tem enfrentado problemas para valorizar os principais pilares da Indústria 4.0 – são eles: Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e integração com sistemas de gestão. Também é mostrado que apenas 5% das empresas brasileiras se sentem “muito preparadas” para lidar com a Quarta Revolução Industrial.

Com essas informações, podemos concluir que a sensação de incapacidade perante as novas tecnologias surge devido a existência de empecilhos na infraestrutura dos sítios industriais do país. Ainda, é somado à situação o fato de poucos profissionais estarem dotados de habilitades que permitam o gerenciamento de novas ferramentas.

Os principais desafios na implementação da Indústria 4.0

A seguir, você pode conferir os principais obstáculos enfrentados pela indústria e profissionais da metalúrgica que estão buscando se adequar a Indústria 4.0:

Parque industrial defasado

Na medida em que o resto do mundo avança ao utilizar novas tecnologia, as empresas brasileiras ainda se encontram encostadas em mecanismos ultrapassados que prejudicam o processo de produção em grande escala. Existem diversos motivos para isso, mas o principal deles é a falta de incentivo para as empresas investirem em recursos mais eficientes.

Esse conservadorismo resulta em um conjunto de parques industriais defasados, longe de se tornarem mais dinâmicos e capazes de lidar com demandas mais elaboradas internas e externas.

Alinhamento tecnológico

Outro fator que complica a adoção das inovações tecnológicas introduzidas pela Indústria 4.0 no setor metalúrgico é a tarefa de identificar os recursos que melhor dialogam com cada setor da empresa. A tarefa pode ser um pouco complicada, porém, em comparação com as adaptações em grande escala (envolvendo mais de um departamento de uma vez), são bem menores. Com a atualização gradativa, o potencial de crescimento aumenta a passos largos.

Infraestrutura da rede de comunicações

Mais do que adquirir novos produtos tecnológicos, para se adequar a realidade da Indústria 4.0 no setor metalúrgico também é necessário contratar novos e melhores serviços ligados à rede. É preciso ampliar a conectividade de toda a infraestrutura de comunicação, o que inclui internet banda larga e redes móveis.

Logo, é essencial contar com o auxílio das organizações que fornecem esse tipo de serviço, pois, o objetivo é investir e abraçar as mudanças nas telecomunicações que sejam eficientes e que façam parte da nova revolução industrial.

Desenvolvimento das equipes

Outra grande dificuldade encontrada pelo setor metalúrgico é a necessidade de capacitar os seus colaboradores para que fiquem aptos a receber e operar as novas máquinas e programas da empresa.

Muitos podem ver essa situação como uma grande perca de dinheiro, invés de um investimento que a médio prazo gerará um forte retorno. E essa é uma concepção errada, afinal, pode ser ainda mais trabalhoso substituir a equipe atual por profissionais já experientes invés de atualizar o conhecimento das equipes que estão acostumadas com a dinâmica interna da empresa em que trabalham.

Desenvolvimento de lideranças

Assim como seus subordinados, os líderes das empresas metalúrgicas também precisam se adaptar às demandas da Indústria 4.0, pois as transformações da nova era mudam a cultura organizacional radicalmente, quebrando paradigmas e estabelecendo novas práticas, ainda mais aprimoradas. 

Como você pôde ver ao longo deste texto, existem desafios impostos em diferentes âmbitos da indústria metalúrgica. No começo, pode ser complicado superar essas barreiras, mas o quanto antes forem derrubadas, melhor será o desenvolvimento do seu negócio.

Acesse o nosso blog para conferir mais publicações como essa.