Conheça os principais tipos de aço - Serfer Aços

Blog

Serfer

Conheça os principais tipos de aço

O aço é um produto fundamental para a indústria e a construção civil. Isso acontece porque ele tem propriedades únicas muito úteis. No entanto, existe uma grande variedade de formas e tipos, além dos modos de aplicação para cada composição e objetivo. Pensando nisso, é importante conhecer os principais tipos de aço que você encontra no mercado para o seu projeto.

Nós, da Serfer, preparamos essa postagem para elucidar você nessa questão, além de ajudar na hora de escolher o aço ideal para a sua construção. Se você deseja realizar uma obra com maestria e sucesso, continue lendo e conheça informações muito importantes sobre esse tipo de material metálico. Veja:

O que é aço?

O aço é um material composto por ligas de ferro e carbono, usado na fabricação de produtos, como eletrodomésticos e veículos, na construção civil, como casas, prédios e pontes. Esse material é bastante popular devido a sua aplicabilidade variada. Todavia, é importante ter em mente que suas propriedades mecânicas tendem a mudar de acordo com a fórmula e finalidade que a peça metálica tem.

Mantenha em mente que todo aço possui carbono, porém, quando o cliente precisa que o aço desempenhe um papel especifico, outros elementos de liga são inseridos na mistura química – os principais são: cromo, níquel, cobre, entre outros. Com isso, surgem classificações impares desse material, como você verá a seguir.

Tipos de aço para o seu projeto

Novas misturas, dão origem a novas receitas, consequentemente criando novos resultado. Com os materiais metálico, em destaque o aço, é a mesma coisa.

Aço carbono

É interessante apontar que todo o aço possui carbono na sua composição. Mas, nesse caso, ele é apenas da mistura do ferro com o carbono que é inferior a 2,11%. Outro fator de destaque dessa opção é que não existem quantidades significativas de outros elementos na mistura. Pode até ter resíduos de manganês, fósforo ou silício, mas não em quantidades que fazem diferença e alterem as propriedades do aço carbono.

Aço liga

Diferente do tipo de aço citados acima o aço liga conta com elementos que fazem a diferença na composição do material. Alguns deles são: manganês, silício, níquel, cromo e vanádio, porém, existem muitos outros que fazem a ligação entre o ferro e o carbono. Por conta disso, o aço liga tem algumas de suas propriedades amplificadas, como dureza e as resistências mecânica e química.

Classificação do aço por aplicação

Quando se divide os tipos de aço por classificação, está sendo especificado a finalidade ideal para aquela opção. Existem quatro principais que você vai conhecer agora.

Estruturais: normalmente são aços carbono ou com mínimas quantidades de elementos de liga. A principal característica dos estruturais é a resistência mecânica, perfeita para a construção civil.

Para molas: o nome é autoexplicativo, já que é um aço útil na fabricação de molas. Suas principais características são força, tensão e elasticidade. Normalmente, nesse caso, os aços ligas são os mais recomendados.

Aços para fundição: esse modelo de material metálico é extremamente útil para a fabricação de peças em aço fundido, ganhando como principal característica a boa resistência.

Aços para construção mecânica: são aços com baixo teor de liga, utilizados no processo de forjamento para criação de peças, eixos, rolamentos, engrenagens, etc.

Para diferentes demandas, existe um tipo de aço específicos, como você pode ver ao longo desse texto. O importante é priorizar a qualidade do fabricante e do distribuidor para que o seu projeto atinja o resultado esperado. Precisa de peças em aço? Conte com a Serfer. Entre em contato [https://serferacos.com.br/fale-conosco/].

Leia mais publicações como essa no nosso blog [https://serferacos.com.br/blog/].