Serfer
A preocupação com os materiais usados em uma obra tem crescido cada vez mais. Tanto os profissionais do ramo quanto os seus clientes querem que o projeto seja construído com máxima qualidade, e para isso buscam recursos modernos, que atendam requisitos específicos. Uma das opções que se mostra perfeita para diversas situações são as chapas de aço.
Na construção civil, os principais fatores observados são a durabilidade, resistência, peso, mobilidade e estética – apesar de outros pontos também serem importantes. Por sorte, as chapas de aço atingem a nota máxima em cada uma dessas categorias, fazendo com que ela seja a escolha principal na maioria das obras urbanas desenvolvidas.
Para esclarecer melhor a usabilidade desse material e explica porque você deve utilizar as chapas de aço nos seus processos construtivos em espaços urbanos, elencamos 5 motivos. Continue lendo e confira todos eles:
Existem dois focos principais de aplicabilidade das chapas de aço: nas edificações, onde a estrutura básica é montada com componentes de aço, e na forma de armaduras, reforçando o concreto armado. Abaixo, você entende melhor os motivos das chapas de aço serem a melhor opção para esses serviços:
Um dos primeiros fatores citados em qualquer discussão sobre as chapas de aço é a sua incrível durabilidade, que consegue superar a eficiência até mesmo de materiais estruturais de alvenaria. E a opção consegue ficar melhor ainda se o aço for galvanizado, porque, então consegue chegar a uma vida útil que ultrapassa a marca dos 300 anos.
Caso você ainda não sabia, o aço é um material 100% reciclável e pode ser reciclado várias vezes sem perder suas propriedades originais. Ou seja, quando houver resíduos em uma obra, eles não precisam ser totalmente descartados. O que sobrar do aço pode ser direcionado para estações de reciclagem para que, futuramente, ganhe novas finalidades.
Ao utilizar as chapas de aço no canteiro de obras, todo o processo se torna mais simples e mais leve. Isso significa que é possível reduzir uma grande parte do entulho que seria gerado com o uso de outros materiais. Em pesquisas realizadas por profissionais da área da construção civil, a geração de entulho com produtos de aço fica em torno de 1%. No caso das construções tradicionais, chegam facilmente a 25%.
Uma das qualidades mais importante é a capacidade de resistir a diversos fatores degradantes. Os principais deles são: resistência à compressão, à torção, vantagens contra a corrosão, contra o fogo, chuva e o frio, além da degradação causada pelos efeitos do tempo. Em alguns casos, o aço precisa passar por um tratamento especial, mas nem sempre é uma regra.
Antes mesmo de serem aplicadas em uma obra, as chapas de aço já possuem uma beleza única. Quando são moldadas para finalidades especificas, passam a garantir um ótimo aspecto estético. Tudo isso é validado pela uniformidade e geometria exclusivas, conferindo um visual elegante, moderno e sofisticado para todos os projetos com aço.
Agora que você conhece os principais motivos para usar chapas de aço, pode fazer uma escolha certeira no seu projeto. Leia mais publicações como essa no nosso blog [https://serferacos.com.br/blog/].