A importância do descarte correto de ferro - Serfer Aços

Blog

Notícias

A importância do descarte correto de ferro

Você sabia que o ferro pode ser 100% reaproveitado no processo de reciclagem? Essa recuperação do material pode ser feita várias vezes, sem que as propriedades originais sejam perdidas. Em outras palavras, não existe um limite para a reutilização do metal.

Mas, para que isso aconteça é preciso fazer o descarte correto do ferro. Essa atitude ainda pode ser bastante proveitosa para a sua empresa, além de proteger o meio ambiente. Gostaria de saber mais sobre o descarte correto e reciclagem do ferro? Neste artigo vamos abordar as principais vantagens. Continue a leitura desse texto e saiba mais!

O que acontece quando não descartamos o ferro corretamente?

Quando o ferro não é descartado corretamente ele pode acabar sendo dirigido para depósitos de lixo que, infelizmente, podem não dar o tratamento que o material metálico merece. Com isso, acabam sendo formadas toneladas de lixo por ano e que vão parar em locais inapropriados. Em alguns casos, o ferro é jogado no meio ambiente, intoxicando rios, plantações, animais, florestas e muito mais.

Em contrapartida, quando é dado o destino correto aos itens ferrosos, é possível aproveitar diversos benefícios. Por exemplo, no caso do alumínio, a reciclagem pode poupar a extração da bauxita, e a cada latinha de ferro reciclado é possível gerar energia suficiente para acender uma lâmpada de 100 watts por 20 horas. Tudo isso, sem contar a economia para as empresas que decidem jogar fora o ferro obsoleto com consciência.

Os benefícios da reciclagem do ferro

Ficou curioso para saber outras vantagens do descarte correto e reciclagem do ferro? Então, confira os principais benefícios a seguir!

Sustentabilidade

A reciclagem é uma das formas mais sustentáveis de produzir e gerenciar materiais que são descartados, mas que ainda possuem certo grau de resistência, durabilidade e fácil readequação, como no caso do ferro. E como os materiais ferrosos demoram muito para se decompor, essa é a melhor saída para quem quer colaborar com a saúde do planeta e gerar melhorias para a própria empresa.

Redução de custos

Algumas matérias-primas são muito caras ou de difícil acesso. No caso do ferro, a reciclagem diminui essas problemáticas, uma vez que o material não precisa ser extraído da natureza e trabalhado para atingir o estrado perfeito para uma transformação industrial. Como vantagem, a fabricação de um mesmo produto se torna mais barata, o que também afeta os valores cobrados do consumidor como uma vantagem.

Geração de empregos

A reciclagem do ferro está inserida em uma cadeira produtiva que trabalha com diversas cooperativas de materiais recicláveis. Portanto, incentivar as práticas de reciclagem trazem benefícios para toda uma classe de trabalhadores.  Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), as atividades relacionadas a coleta de material reciclável podem gerar R$ 8 bilhões em renda anualmente.

Economia de energia

Durante o beneficiamento de materiais que foram extraídos da natureza, é normal o consumo de altas quantidades de energia. Porém, esse não é o caso dos ferros que são reciclados. O gasto é muito menor quando não há necessidade de passar por todas as etapas para chegar em sua forma final, chegando a gastar até 95% menos energia.

Existem diversas empresas que podem ajudar você no processo do descarte de ferro. Se tudo ocorrer da maneira correta, diversos benefícios e vantagens poderão ser aproveitados. Considere a reciclagem uma prática presente nos seus trabalhos com materiais ferrosos.

Gostou desse conteúdo? Confira mais conteúdos como esse no nosso blog [https://serferacos.com.br/blog/].