Curiosidades
Buscando aumentar a qualidade dos projetos, oferecer mais segurança aos trabalhadores e construir com mais eficiência e rapidez, a engenharia civil investiu em diferentes novidades com o passar dos anos. O uso do aço foi uma das principais inovações desse setor, que ajudou a alcançar todos esses objetivos, além de outras novidades que impulsionaram resultados no mercado.
Quem conhece o aço e sabe o quanto ele pode ser benéfico para os seus projetos continue explorando o poder que esse material construtivo oferece. Mas se você ainda não sabe todas as qualidades do aço, mas deseja reduzir custos, tempo de execução de obra, ajudar a natureza, economizar investimento, entre outros pontos positivos, deve considerar as aplicações desse material.
Neste texto, você entenderá os motivos que levam o aço a ser tão importante para o setor da engenharia civil. Ficou curioso? Continue lendo para saber mais!
Existem diversas vantagens que apenas o aço pode proporcionar para as empresas, projetos e profissionais que trabalham no setor da engenharia civil. Abaixo, listamos as principais delas. Confira:
O aço na engenharia civil permite reduzir custos operacionais sem reduzir a qualidade. Isso acontece porque ele é uma material pré-fabricado e com propriedades mecânicas ímpares. Com ele é possível usar menos mão de obra, menos tempo para transporte e montagem, os índices de desperdício também caem, e ainda é de fácil administração e movimentação dentro do canteiro.
Obras que utilizam aço são menos agressivas ao meio ambiente. Isso acontece porque o material é extremamente sustentável, 100% reciclável e com um tempo de vida bem alto (ou seja, demora para ser descartado após ser aplicado em algum projeto). E mais: o processo produtivo do aço é menos agressivo a natureza, uma vez que o minério de ferro existe em abundância no planeta e não fere animais, plantas, rios e demais partes do ecossistema.
Com a incorporação do aço nos métodos de trabalho, projetos arquitetônicos passaram a ganhar formatos cada vez mais inovadores. Os profissionais da área passaram a sentir mais liberdade na hora de projetar prédios, casas, pontes, parques, museus, entre outros espaços. E também começaram a inserir o aço tanto na estrutura quanto no acabamento.
O aço é um material 30% mais leve que o concreto. Desse jeito, usar ele em processos construtivos de engenharia reduz a carga das fundações, uma vez que o peso da estrutura é menor. Por conta disso, o espaço da obra passa a ser otimizado, uma caraterística que confere ganho de área útil e adequação aos padrões arquitetônicos da contemporaneidade.
O aço na engenharia civil oferece inovação e agrega valor aos projetos. Se esses são dois fatores que você busca para sua empresa ou no seu trabalho, considere aumentar a presença desse metal nas suas obras, sempre valorizando todas as qualidades únicas que ele possui.
Gostou do texto? Confira mais no nosso blog [https://serferacos.com.br/blog/].