Indústria
O setor de construção naval brasileiro tem crescido bastante. E, segundo os dados apresentados pela SINAVAL em estudo publicado em 4 de abril de 2021, a retomada da indústria naval para ajudar a economia brasileira na totalidade.
No post de hoje, entenda um pouco mais sobre esta indústria que é pilar nacional, como ela beneficia a população brasileira e qual a demanda potencial para a indústria naval e offshore em 2021.
A SINAVAL é uma instituição que atua representando os estaleiros brasileiros em todo país. A sigla significa Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore.
É através dela que no Brasil são realizados os principais estudos em órgãos governamentais e em instituições de ensino e pesquisa sobre o setor.
É também a SINAVAL responsável por defender os interesses da indústria e divulgar informações do nicho para a sociedade e para a imprensa.
A indústria naval brasileira é essencial para a geração de novos empregos e para o incentivo do fomento da indústria local.
É através dela e da necessidade de aprimorar os serviços e produtos nacionais para fazer frente a competitividade global, sendo promovido a base industrial, em especial do petróleo e gás.
Não obstante, o FMM ou Fundo da Marinha Mercante, também atua como instrumento para o fortalecimento da indústria naval e da Marinha Mercante, isso se faz de tal forma, que a mesma tornou necessária a Constituição de um fundo garantidor. Desta forma, percebe-se a ligação inquestionável com a economia e suas decisões cabíveis para expansão mercadológica.
Segundo dados disponibilizados pela SINAVAL, o pico do aumento de geração de empregos deu-se em 2014, com mais de 1.649.000 empregos diretos, indiretos e familiares gerados pelo setor.
Infelizmente, desde esta data, há uma queda significativa dessa influência.
Entretanto, as perspectivas são otimistas, prevendo que o crescimento para as demandas potenciais para indústria deve ver grande aumento até 2027.
O Rio de Janeiro já se destaca como um dos mais beneficiados pela retomada da indústria naval, ou ao menos é isso que afirma a deputado estadual Célia Jordão do partido Patriota, que preside a Comissão Especial De Indústria Naval, de Offshore e de Petróleo e Gás.
Segundo a deputada em entrevista para o jornal Dia: “Com olhar de quem tem buscado caminhos para resolução do problema, identifique todas as vezes em que é a mão governamental se estendeu para indústria naval houve uma recuperação. Quando isso não aconteceu, ouve a sua derrocada”.
Segundo Célia Jordão, existem ainda projetos de lei que pretendem ajudar a indústria marítima, como projeto de Lei número 7401/2017 e o projeto de Lei número 4199/2020.
O primeiro projeto dispõe sobre o Conteúdo Local e está na Câmera de Deputados, já o segundo, batizado com o BR do Mar, está no Senado Federal e deve tratar de um programa de estímulo ao transporte de cabotagem.
A Serfer atua no comércio de aço e ferro desde 1976, fornecendo soluções inteligentes ecologicamente conscientes.
Com uma equipe altamente qualificada e maquinário moderno, nosso atendimento é personalizado e nossa entrega pontual.
Conheça nossos e produtos e soluções e entre em contato conosco para realizar um orçamento.