Dicas
O aço é um material que faz parte da indústria brasileira, podendo ser visto nos mais diversos setores, desde os alimentícios até mesmo na construção naval.
Entretanto, apesar de o aço já ser um material comumente presente em nossa realidade, ainda existem diversas dúvidas quanto a ele, em especial, sobre suas variações e a aplicação de cada uma delas.
Hoje, discutiremos as diferenças entre o Aço Carbono e o Aço Inox, suas composições e onde é indicada a utilização de cada um. Confira:
O que é Aço Carbono?
O Aço Carbono é um material gerado a partir de uma liga de ferro e carbono que deve ter um percentual estabelecido de carbono com a variação entre 0,00*% a 2,11%
Esse material possui preço e processamento mais vantajosos, sendo utilizado amplamente pelo mercado. Entretanto, vale ressaltar que o Aço Carbono, uma vez em contato com o oxigênio, passa por corrosão, gerando uma camada de óxidos de ferro porosa conhecida como ferrugem.
O que é Aço Inox?
Por sua vez, o Aço Inox também vem de uma liga de ferro com carbono, porém, nela é adicionada ao menos 10% de cromo. Outros materiais, tal como o níquel, titânio, molibdênio e manganês podem ser adicionados à mistura.
Nessa composição, o contato com o oxigênio acaba por gerar uma camada chamada passiva, graças a ação do cromo, ganhando alta resistência a corrosão.
Essa opção de material é considerada sofisticada e de altíssima qualidade, portanto, acaba por ter um custo maior se comparado ao Aço Carbono.
Quais as diferenças do Aço Carbono e do Aço Inox?
Como possuem composições diferentes, essas opções de aço possuem também qualidades distintas.
Enquanto o Aço Carbono possui baixa resistência à corrosão e menor vida útil, o Inox tem uma vida útil mais longa, excelente resistência à corrosão e é considerado um acabamento elegante e bonito. Entretanto, o custo do Aço Carbono costuma ser bem menor do que o Inox.
Sendo assim, vale avaliar com cuidado qual será a utilização do metal no seu projeto.
Para onde são indicados cada aço?
Nesse cenário, o Aço Inox, por se tratar de um material inerte, que suporta diversas temperaturas e que não modifica aroma, cor ou sabor dos produtos, além de sua resistência à corrosão, torna-se altamente indicado para os setores farmacêuticos, químicos, laboratoriais, alimentícios, cosméticos e demais nichos que não podem permitir a ferrugem.
Porém, lembre-se que o aço Inox exige cuidados mais frequentes, como uma manutenção e limpeza periódicas.
A ferrugem pode ser problemática para áreas como o setor químico, por exemplo, já que está sujeita a contaminação. Entretanto, para outros setores, o Aço Carbono é uma opção bem mais viável, já que o combate a sua corrosão natural pode ser auxiliado com tratamentos de pintura específicos e seu custo é consideravelmente menor.
Serfer: o melhor do aço para o seu projeto
A Serfer Comércio e Indústria de Ferro e Aço trabalha nacionalmente no setor há mais de 50 anos. Nossa empresa é fundada sobre os preceitos da ética e atendimento humanizado. Prezamos por uma entrega pontual e segura, qualidade em nossos serviços e produtos, e suporte personalizado.
Conte com uma equipe altamente capacitada e maquinário moderno. Entre em contato com nossa equipe e faça seu orçamento.