Tecnologia e Indústria Naval: Aliadas Naturais - Serfer Aços

Blog

Indústria

Tecnologia e Indústria Naval: Aliadas Naturais

A tecnologia é um recurso indispensável para qualquer setor humano. Com novos dados, projetos e métodos científicos, os setores da indústria humana alavancam avanços cada vez mais rapidamente e rumam a passos largos para o futuro. Não seria diferente na Indústria naval, onde o desenvolvimento de novos produtos está intimamente ligado com esses avanços tecnológicos.

         A tecnologia da informação, por exemplo, é capaz de prover a diminuição de custos, tal qual o tempo dos projetos para as construções de embarcações. Além disso, é inegável que as aplicações dessas tecnologias melhoram a qualidade final de cada nau produzida.

         Vejamos abaixo dois exemplos onde a tecnologia se faz grande aliada para a indústria naval.

Tecnologia de Informação na Indústria Naval

         A aplicação da ciência é um dos principais diferenciadores na competição entre empresas de construção naval. Ser capaz de emprega-la, tanto na qualidade a que diz respeito aos recursos, como no conhecimento utilizado na produção dos projetos, diferencia os competidores na eficiência de suas embarcações.

         Nesse aspecto, a engenharia naval encontra grande aliada com a tecnologia de informação (TI) e com investimentos consistentes de softwares para permitir um uso mais moderno e apurado das técnicas de sua construção.

         A tecnologia de informação, atua nesse cenário, tanta na aplicação como no papel de catalizador da integração indústria-ciência. Podendo ser encontrada nas tecnologias de comunicação, na automação, em sensores e radares, no próprio GPS e até mesmo em hardwares, melhorando não só o desenvolvimento de novos produtos, como o gerenciamento de projetos.

Isso acontece, pois, essa tecnologia tem a capacidade de implementar banco de dados, interconectar e acompanhar processos de desenvolvimento diversos e elaborar softwares com plataforma.

Além disso tudo, a tecnologia de informação na indústria naval é capaz de atender satisfatoriamente o acompanhamento de processos administrativos, tal qual acompanhar o ambiente da empresa, fazendo com que os estaleiros produzam mais, em menor tempo e com maior qualidade.

* Dados retirados de:

PEREIRA, Newton Narciso; LAURINDO, Fernando José Barbin. A importância da Tecnologia da Informação na indústria de construção naval: um estudo de caso. Prod., São Paulo, v. 17, n. 2, p. 354-367, Aug.  2007.   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000200011&lng=en&nrm=iso>. Access on 04 Dec. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132007000200011.

A tecnologia de solda na Industria Naval

         Para tratar reparos e fabricação de peças metálicas, indispensáveis para a produção de embarcações, a tecnologia de solda é outro grande aliado.

         Sendo capaz de produzir meios mais resistentes e seguros, o investimento nesse tipo de tecnologia é primordial para o sucesso dos projetos navais. Vale salientar, que dentro de um estaleiro, essa talvez seja uma das, se não a, principal tecnologia utilizada.

As peças, tanto em caráter conjunto, quanto individual, passam por criteriosa seleção e desenvolvimento, onde medidas, peso, características químicas e demais pormenores devem ser avaliados cuidadosamente.

      A indústria naval enfrenta particularmente os problemas causados pelo grande desgaste, inerente por sua natureza marítima, e, dado a isso, o investimento em tecnologia de solda é tão importante. Gostou das informações? Quer saber mais sobre a Indústria Naval? Acompanhe nosso blog para mais dicas e notícias.