Notícias
Já ouviu falar da Torre Eiffel ou da icônica Ponte do Brooklyn? Já visitou o MASP em São Paulo ou o CENPES no Rio de Janeiro? O que todas essas obras têm em comum é que nenhuma delas seria possível sem a utilização do aço.
Criado através da manipulação química do ferro, o aço nos deu ferramentas para inúmeros avanços no último século e promete continuar abrindo novos horizontes no século 21.
Confira algumas construções icônicas que utilizaram o material:
Torre Eiffel
Inaugurada em 1889, a “Dama de Ferro” é uma das estruturas de aço mais famosas do mundo.
Pesando mais de 7 mil toneladas e tendo 15 mil peças de aço, a construção foi considerada a mais alta do mundo até 1929. Revolucionária, sua estrutura é resistente, porém leve, sendo capaz de resistir as intemperes e manter-se como símbolo máximo de Paris.
Ponte do Brooklyn
Conectando Brooklyn com Manhattan, a construção foi inaugurada em 1883. Sendo a primeira ponte sustentada por cabos de aço, a construção possui aproximadamente 6740 toneladas de material sustidos por 4 cabos de aço, por 500 metros e quase 91 metros de altura. Ativa por mais de um século, é um marco do poder do aço.
MASP
Uma das construções mais aclamadas da arquitetura do século 20, é famoso pelo seu “vão-livre”. Mas sabia que essa estrutura seria impossível sem a utilização do aço?
Somente o concreto não seria o suficiente para materializar o museu. Foi necessária a utilização de aços especiais de alta resistência que sustentam, até hoje, esse aclamado ponto paulistano.
CENPES
O maior centro de pesquisas da América Latina, no Rio de Janeiro, escolheu o aço como principal material para sua estrutura.
Feito de 100% com aço reciclado, as estruturas que integram os edifícios do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras são tidas como inovadoras e sofisticadas, representando um ápice da visão contemporânea da arquitetura brasileira.
Por que grandes projetos optam pelo aço?
Vantajoso em diversos aspectos, o aço significa longa durabilidade e diminuição significativa dos custos finais.
Isso ocorre graças à precisão construtiva do material que garante um nivelamento exato, facilitando futuras instalações e reduzindo os custos de materiais de revestimento. Além disso, o material oferece um meio inteligente para racionalização de mão de obra e diminuição de prazos se comparado a processos convencionais, graças ao seu sistema industrializado.
Altamente flexível e leve, essa tecnologia permite grande liberdade na elaboração de grandes projetos, sendo indicada em casos onde há necessidade de adaptações e fornecendo uma passagem mais fácil para utilidades essenciais.
Dessa forma, e contando com uma indústria altamente qualificada e submetida a um rígido controle do processo industrial, o aço é sinônimo de qualidade e ganho a longo prazo. Por último, vale lembrar que esse material é eco-friendly por ser 100% reciclável, causando menor agressão ao meio ambiente.
Trabalhando com o setor metalúrgico desde 1976, a Serfer tem como missão a entrega de um serviço de qualidade e a satisfação de nossos clientes. Entre em contato com nosso time. Temos as melhores soluções para seus projetos.