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A crise econômica provocada pela corona vírus escancarou a vulnerabilidade de inúmeras áreas mercantis do país, inclusive a da indústria naval brasileira. O setor, que não é privilegiado no Brasil, vê diminuir ainda mais o número de investimentos na ampliação da indústria.
Para se ter uma ideia, de dezembro de 2014 até hoje, dos 42 estaleiros presentes no país, 20 fecharam e apenas 15 estão em atividade. Os postos de trabalho na área diminuíram 82%, saindo de 84 mil empregos diretos para 15 mil. E, tudo isso, foi agravado com a pandemia de 2020.
Quer saber quais serão os próximos passos que a indústria naval brasileira pós crise precisa tomar? Continue estão lendo este texto para entender mais este assunto e ficar informado sobre as novidades neste setor.
A indústria naval no Brasil
A indústria naval brasileira está presente em 10 estados de todas as 5 regiões do país – exceto a região centro-oeste -, gerando empregos e movimentando fornecedores e pequenos prestadores de serviços nos locais os quais estão instauradas as indústrias navais.
Em suma, a grande maioria das encomendas normalmente ficam a cargo de estaleiros asiáticos, prejudicando o trabalho que poderia ser feito nacionalmente. A indústria naval no Brasil acaba perdendo espaço pois não consegue competir com os baixos preços, estrutura e tributação estrangeira.
Isso se torna ainda mais desleal se pensarmos que o conhecimento técnico presente nos estaleiros brasileiros pode bater de frente com os asiáticos ou europeus, uma vez que possibilitam atingir índices elevados de produtividade equivalentes ou melhores que os internacionais.
Como melhorar a indústria naval pós crise
É preciso criar medidas que facilitem o desenvolvimento, principalmente, de projetos voltados a estrutura em terrenos onde estão instalados estes estaleiros, uma vez que a localização deles é extremamente estratégica.
Outra forma de investimento neste setor tão importante, deveria ser no desenvolvimento de usinas térmicas ou mini refinarias para dar apoio aos estaleiros, assim como investir fortemente em projetos grandiosos de terminais de containers para líquidos, grãos e outros materiais.
Precisamos entender, também, que para que a indústria naval brasileira pós crise se dê bem e floresça, é preciso haver a intervenção do Estado. Isso porque o Brasil vai na contramão de outros países que promovem a abertura geral para importação de navios.
Economia no mundo e a indústria naval
Em países do exterior, como por exemplo no Japão, o Estado tem ajudado fortemente as indústrias nacionais a produzir e gerar renda no país, substituindo os produtos que normalmente eram comprados da China.
Ou seja, se voltarmos a produzir mais no país ao invés de comprarmos produtos de países vizinhos. Se o país passasse a fabricar suas próprias embarcações e plataformas para produção e refino do petróleo e do gás natural, poderíamos gerar empregos não somente na indústria naval, mas como também em toda a sua cadeia produtiva.
A indústria naval brasileira pós crise, pode ser a solução para catapultar a economia do país, gerando empregos e fortalecendo este setor. Quer mais informações como esta? Fique de olho no blog da Serfer!