As diferenças e semelhanças das chapas metálicas - Serfer Aços

Blog

Serfer

As diferenças e semelhanças das chapas metálicas

Hoje iremos discutir em nosso blog, as diferenças e semelhanças das chapas metálicas. Confira abaixo, todos os detalhes desse conteúdo produzido pela Serfer e entenda melhor para que serve cada tipo de chapa.

A Serfer comercializa e trabalha com diversos tipos de Chapas. Conheça mais detalhes sobre a chapa xadrez, chapa grossa, chapa galvanizada, chapa fina a frio e a chapa fina a quente:

Chapa Xadrez

A Chapa Xadrez é diferenciada das outras por conta dos relevos existentes em sua superfície, os relevos são obtidos a partir do processo de laminação ou de operações de estampagem. Com essas chapas, a aderência do produto é superior, fazendo com que a chapa seja recomenda para diversos tipos de trabalho, como o transporte de materiais na caçamba, por exemplo. Por ser utilizada em várias aplicações que variam em relação às suas demandas, a chapa xadrez conta com a possibilidade de ser feita com a estrutura fina ou grossa, além de poder ser laminada a quente e zincada. O produto pode ser facilmente instalado e apresenta alto nível de resistência, que permite suportar oxidação e diversas outras exigências de trabalhos mais pesados. A longevidade da chapa xadrez também é superior, fazendo com que seu uso seja expandido por muito mais tempo.

Chapa Grossa

A chapa grossa serve para a utilização em diferentes segmentos da construção civil, mecânica, automotiva, ambientes comerciais e residenciais. Ela possui altíssima resistência e funcionalidade, garantindo total proteção contra corrosões e apresentando ótima durabilidade. A fusão do aço com o carbono, proporciona muita resistência mecânica que gera toda essa versatilidade em suas aplicações.

Chapa Galvanizada

A chapa galvanizada é produzida através da mistura do aço carbônico e sua estrutura possui um revestimento com a camada de zinco (a zincagem) em ambos os lados, isso garante a proteção de maneira assertiva e econômica do aço contra a corrosão. Ideal para aplicações que necessitem de resistência a corrosão, a chapa galvanizada pode ser utilizada em: revestimentos de fachadas, coberturas, armazéns, hangares, painéis de publicidade, veículos frigoríficos, aparelhos de ar-condicionado, embalagens, painéis solares, contentores, telhas, tubos, construção civil, indústria automotiva, silos, utilidades domésticas e perfis estruturais. A chapa galvanizada é 20 vezes mais resistente que a chapa comum, isso acontece pois seu processo de galvanização faz uso de metais nobres, impedindo que ela se deteriore com o passar do tempo.

Chapa Fina A Frio

De todas as chapas, a chapa fina a frio possui o processo mais complexo. Elas são feitas a partir de bobinas laminadas a quente. Após sua primeira laminação, elas sofrem redução a frio e são recozidas. Sua principal característica é a alta resistência a corrosão atmosférica, graças a aplicação de óleos protetores em sua superfície. Elas são amplamente utilizadas para construção civil, tubulações, serralheria e peças industriais. Apresentam alta resistência e maleabilidade, além de possuírem acabamento diferenciado.

Chapa Fina A Quente

As chapas finas a quente são preparadas em alta temperatura, sempre acima de 900ºC. São feitas através da laminação de placas, resultando em bobinas laminadas a quente, depois dela passar pelo processo de desbobinamento, quando as chapas são cortadas transversalmente até ficarem prontas. Devido sua composição química e as características mecânicas, esse tipo de chapa é indicado para o uso geral, como: estampagem, estrutura de boa conformabilidade, alta resistência mecânica e à corrosão atmosférica e em tubos. Essas chapas são muito versáteis e podem ser utilizadas em praticamente todos os setores econômicos.

E chegamos ao fim de mais um post que explicou as diferenças e semelhanças das chapas metálicas! Para mais conteúdo como esse, acompanhe sempre o blog da Serfer e fique atento em nossas redes sociais.

Até a próxima!