Construção Naval e a indústria petrolífera - Serfer Aços

Blog

Indústria

Construção Naval e a indústria petrolífera

Entenda como a Construção Naval está totalmente relacionada e tem papel importante em relação a Indústria Petrolífera Nacional, lendo esse post criado pela Serfer Aços.

A indústria do petróleo envolve todos os processos relacionados a exploração, extração, refino, transporte e comercialização de produtos petrolíferos. Os produtos de maior volume comercial e produtivo da indústria são os óleos combustíveis como diesel ou gasolina.

A construção naval é o ramo industrial responsável por fabricar embarcações e veículos de transporte aquático, tais como navios, barcos, submarinos, lanchas ou chalanas. Geralmente é desenvolvido e feito em estaleiros de doca seca.

Neste segmento mercadológico observamos a participação da construção naval brasileira. As principais encomendas dos últimos tempos foram cinco porta-contêineres e dois graneleiros da Log In, operadora logística de transporte marítimo que atua na cabotagem e sofre com a competição de navios estrangeiros operando no litoral brasileiro. Diversos empresários do setor de construção naval estão consideravelmente preocupados e em alerta com as mudanças políticas e econômicas no Brasil, por ser um mercado totalmente influenciado pela alta do dólar, ter uma economia não consolidada e confiável, faz com que o mercado de construção naval seja sempre instável e esteja pendente a sofrer graves crises financeiras de acordo com a queda ou alta do dólar global.

Quando a estatal Petrobras tem pressa em realizar o desenvolvimento de novos campos de petróleo nos reservatórios nacionais do pré-sal, isso significa a possibilidade de novas encomendas para o setor de construção naval, gerando mais empregos e aquecendo a economia como um todo.

Em uma nota pública, a estatal Brasileira negou que haja o risco de uma crise com a produção petrolífera e a construção naval, leia o trecho: “A Petrobras destaca que possui uma carteira de empreendimentos que irá garantir a demanda dos estaleiros nacionais para os próximos anos. A Petrobras entende como diferencial possuir uma indústria fornecedora capacitada e competitiva próxima às suas operações.” A empresa também destacou que vai continuar a demandar e incentivar a indústria naval nacional com exigência de desenvolvimento e mão de obra local.

A construção de navios e embarcações petrolíferas marcaram o início da recuperação da indústria de construção naval brasileira. Essas implementações viabilizaram a construção do mais novo e moderno estaleiro de Hemisfério Sul, o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), localizado em Pernambuco. Os estaleiros criados e instaurados no Brasil, tem a missão de atender a Petrobras, estatal pública que detém toda a extração, produção e comercialização de petróleo em nível nacional e para exportação para vários outros países.

Em todo o Brasil, os estaleiros vêm trabalhandopara melhorar a administração e aumentar os índices de produtividade geral, que são muito menores que os concorrentes mundiais. Juntos, os três principais estaleiros nacionais investiram uma quantia de R$ 6,6 bilhões para criar parques industriais modernizados e tecnológicos. Eles enfrentam o desafio de se consolidar e melhorar sua administração operacional à medida que necessitam cumprir contratos de entrega de navios, plataformas e sondas de perfuração para a Petrobras, único cliente dos maiores estaleiros nacionais.

Chega ao final mais um post no Blog da Serfer, esperamos que essa publicação tenha sido proveitosa para os leitores e que possam ter entendido melhor como a indústria petrolífera brasileira está interligada com a construção naval.

Compartilhe com seus amigos esse conteúdo, aguardamos a leitura de vocês no próximo post!

Leia os conteúdos já postados anteriormente em nosso blog: www.serferacos.com.br/blog