Curiosidades
Todo mundo já ouviu essa frase: “É melhor prevenir do que remediar”. Sim, isso é verdade! Em todos os aspectos e aplicações, é sempre melhor prevenir e antecipar verificando o funcionamento, do que esperar quebrar. Na postagem de hoje, elaborada pela Serfer, iremos ver a importância da manutenção preventiva nas máquinas. Confira!
Equipamentos em dia
De uns tempos para cá, a prática de manutenção ganhou muito espaço pelo mundo, pois mostra-se mais eficaz e garante total disponibilidade das máquinas e dos equipamentos.
Os fabricantes das máquinas determinam em seu manual de instruções ou na orientação provida por um técnico, qual o tempo médio para realização das manutenções. Portanto, é interessante aplicar sempre as intervenções programadas enquanto as máquinas estão em seu total funcionamento, a fim de diminuir as chances de paralisação.
A manutenção preventiva tem a missão de reduzir a possibilidade de falhas ou dos equipamentos se degradarem, garantindo o total funcionamento do equipamento e de sua respectiva função, minimizando as perdas de performance ou desgastes precoces.
Qual a vantagem da manutenção preventiva?
É necessária toda empresa saber que o custo da manutenção preventiva é menor quando comparado às intervenções corretivas. É fácil entender que, fazer um check-up e trocar alguns itens que estão perto de quebrar ainda que funcionem, é melhor que buscar a causa e solucioná-la em caso de quebra, com muita urgência.
Além de ser menos custosa, a manutenção preventiva evita que as máquinas parem de funcionar, aumentando a disponibilidade dos equipamentos. Para qualquer tipo ou tamanho de empresa, ter máquinas indisponíveis afetam a produção e o funcionamento, gerando maiores gastos, redução nos lucros e na entrega.
Outro fator vantajoso em sempre realizar a manutenção preventiva é a possibilidade de ser programada. Dessa maneira, é possível planejar os custos com peças e mão de obra, evitando qualquer surpresa. Além disso, sabendo melhor o valor das peças é possível elaborar um orçamento mais acertado.
Segurança para quem as utiliza
Segundo os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na última divulgação em 2013, mais de 2 milhões de pessoas no mundo morreram a cada ano devido a doenças ocupacionais ocorridas no ambiente de trabalho. No Brasil, o número de acidentes de trabalho chega a uma média de 12 mil por ano, sendo que, 42% destes estão vinculados as máquinas ou equipamentos. Com esses números, é difícil pensar que a segurança dos funcionários não é prioridade para as empresas.
Fazer manutenção preventiva nos equipamentos e em máquinas, é uma ação de extrema importância para a segurança e integridade da saúde das equipes, além da redução no custo com os possíveis afastamentos e acidentes de trabalho. Quando os equipamentos funcionam de acordo com as especificações técnicas dos fabricantes e os funcionários possuem o treinamento correto determinado, é muito difícil que aconteça um eventual acidente de trabalho. Os profissionais que realizam a manutenção das máquinas e dos equipamentos, também correm riscos e devem ter muito cuidado ao realizar troca de peças ou aparelhos.
Chegamos ao fim de mais uma publicação informativa em nosso blog, esperamos que todos tenham entendido as vantagens e a importância de sempre verificar e conferir a manutenção dos equipamentos e das máquinas.
Fique atento ao nosso site e as redes sociais da Serfer, para mais novidades!