Curiosidades
Vivemos numa época onde a tecnologia é uma aliada valiosa para realização de muitas atividades. No setor de ferro e aço não poderia ser diferente, e o que tem ganhado destaque é o Nearshoring.
Você já ouviu falar desse termo? Após a pandemia, o Nearshoring, também conhecido como Outsourcing Nearshore, ganhou popularidade devido a sua premissa de descentralização.
Ou seja, uma proposta cujo objetivo está em facilitar o ecossistema de diferentes negócios, principalmente multinacionais, para facilitar o gerenciamento e execução de projetos.
Você já ouviu falar de Nearshoring? Gostaria de saber mais e implementar essa ideia na sua empresa? Então, continue lendo esta publicação e comece a investir agora mesmo.
É essencial manter em mente que o Nearshoring promove não só a facilitação das atividades empresariais, como também estabelece mais competividade dentro de um setor mercantil.
Agora vamos à definição. O Outsourcing Nearshore é a prática de terceirização de certas funções da empresa para instalações em países próximos.
Com isso, é criada uma proximidade ainda maior entre a empresa cliente e o fornecedor, ajudando a reduzir riscos e barreiras que afetariam a relação de trabalho.
A terceirização é um tópico muito comum nessa pratica. A sede original da empresa delega as atividades para sua filial que, por sua vez, executa o pedido feito, concluindo o ciclo de atividades.
O estabelecimento de uma estratégia de Nearshoring será influenciado por uma série de fatores, como o fuso horário, proximidade geográfica, idioma do colaborador e também sua cultura.
Os dois últimos exemplos são mais comuns quando a terceirização é focada em atividade de relacionamento com o cliente final, seja vendas, atendimento ou suporte especializado.
Isso acontece para reduzir as chances de insatisfação com um representante que não consiga estabelecer uma comunicação comercial efetiva e superar os serviços dos concorrentes.
Agora que você já conhece os detalhes sobre o Nearshoring, é hora de apresentar os principais motivos para aderir a esse método e maximizar a competitividade do seu negócio.
Resumidamente, o seu negócio será capaz de contratar mão-de-obra qualificada em outro país, com habilidades não encontradas nos atuais funcionários e sem precisar fazer demissões.
A possibilidade de escolher um país para realizar o Nearshoring garante selecionar uma localidade que favoreça as vendas, negociações e até mesmo coleta de materiais.
Nisso, se a sua necessidade for estocagem, também será possível escolher um colaborador estrangeiro com boa infraestrutura, diminuindo possibilidade de dano a carga.
E, ainda, o Nearshoring possibilita um sistema de entregas muito mais rápido, encurtando a distância existente entre o local de produção e estocagem, até o cliente final.
Por fim, a folha de pagamentos acaba ficando mais “enxuta”, visto que os colaboradores selecionados em outros países para a execução das atividades é, por via de regra, mais barata.
No entanto, é fundamental para o sucesso do processo que a empresa e o profissional tenham uma boa relação e possam trabalhar juntos para alcançar os objetivos.
O Nearshoring está rapidamente se tornando um modelo de terceirização muito popular e apreciado por diferentes segmentos industriais e empresariais, inclusive o do aço e ferro.
Isso acontece por causa dos incríveis benefícios oferecidos e as oportunidades que acabam surgindo por causa desse tipo de atividade.
Consequentemente, os negócios rotineiros são fortalecidos. As desvantagens são pouco e facilmente superadas, desde que as regras sejam seguidas e haja cuidado por parte dos gerentes.
Se você está certo de que o Nearshoring pode ajuda na competitividade do seu empreendimento, não se esqueça de avaliar as leis do país em que pretende montar uma filial terceirizada.
Certifique-se de que tudo está nos eixos, assim, você e toda sua equipe só terá que aproveitar uma evolução constante e segura.
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